21 DE ABRIL: DIA DO METALÚRGICO

META

Homenagem da CSB à categoria que é símbolo da luta dos trabalhadores do Brasil

No dia 21 de abril é comemorado o Dia do Metalúrgico, uma das profissões mais antigas da história. De acordo com um estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de 2015, com base em dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), há cerca de 2 milhões e 400 mil metalúrgicos no Brasil, sendo 460 mil mulheres.

Segundo o vice-presidente da CSB e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba José Avelino Pereira (Chinelo), este é um ano em que os metalúrgicos têm pouco a comemorar, devido ao cenário econômico difícil, especialmente paras as indústrias metalúrgicas. “A empresas do setor automobilístico tiveram uma retração de 15% no faturamento no último ano, e isso afeta diretamente as metalúrgicas. Só na nossa região tivemos mais de 6 mil demissões de agosto de 2015 a março de 2016. Para a categoria, essa é a pior crise dos últimos 30 anos”, afirmou.

Para Michele de Lima Barros, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Rondônia, a categoria tem sido negligenciada devido à crise econômica. “Houve muitas demissões em nosso estado. Devido aos cortes orçamentários nas empresas, muitas normas de segurança do trabalha não estão sendo cumpridas. Este ano será um ano de muitas lutas para defender a nossa categoria. Vamos lutar por mais saúde do trabalhador, em defesa do emprego e direitos, por convênio médico para todos e mais benefícios”, disse Michele.

Reivindicações

A principal reivindicação dos metalúrgicos este ano é a retomada do crescimento econômico e a redução dos juros. “Nós precisamos e o Brasil precisa continuar a crescer. Só com o fortalecimento das indústrias os metalúrgicos terão a manutenção dos seus postos de emprego. Com a redução dos juros, os empresários voltarão e contratarão mais mão de obra”, avaliou Chinelo.

Michele explica ainda que devido à crise econômica, a luta pelos reajustes salariais e pela Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) está mais difícil. “Nossa categoria tem sofrido com muitas demissões e fechamento de empresas. Temos a expectativa de que, com a retomada dos negócios, as contratações retornem. Além disso, com a melhora na economia, os sindicatos conseguem lutar por mais benefícios para os trabalhadores”, afirmou.

História da categoria

No Brasil, a metalurgia ganhou impulso a partir dos anos 1930. A indústria metalúrgica também cresceu no século XVIII com a Revolução Industrial. Os metalúrgicos brasileiros formam uma das maiores categorias profissionais do País e, por isso, são um exemplo a seguir quando o assunto é mobilização. A trajetória de luta da categoria ao longo da história do Brasil é símbolo da força do povo brasileiro.