9 DE SETEMBRO: DIA DO ADMINISTRADOR

9 de setembro: Dia do Administrador

CSB homenageia a categoria que ajuda a desenvolver a economia do Brasil

Os administradores celebram em 9 de setembro os 51 anos da regulamentação da profissão pela Lei 4.769/1965. A data celebra os profissionais responsáveis por administrar os recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos de uma empresa. Atualmente, o Brasil conta com cerca de 1,4 milhão de administradores titulados e 338 mil que possuem registro no Conselho Federal de Administração (CFA), dos quais 54% são mulheres, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Além disso, 22% dos universitários brasileiros optam pela carreira, segundo o Guia do Estudante.

O presidente da CSB e administrador, Antonio Neto, ressalta que os administradores têm outra forma de encarar o mundo. “Eles lutam para criar a riqueza que ainda não temos. Esses profissionais são fundamentais para o crescimento econômico de uma nação. Os países que mais crescem no mundo são os que possuem administradores em cargos públicos”, disse.

Segundo João Alberto Araújo Fernandes, presidente do Sindicato dos Administradores no Rio Grande do Sul (Sindaergs) e vice-presidente da CSB, apresenta exemplo de má administração no cenário nacional. “Inicialmente uma crise econômica causada por políticas públicas equivocadas, que não atendem aos verdadeiros interesses da população. Estes problemas foram gerados por má administração. Nós, administradores, deveríamos ter um papel muito mais relevante, pois nossos problemas são causados, muito mais, por má gestão, do que por outros fatores. É bom lembrar que a corrupção, nosso maior flagelo, é fruto direto de uma administração sem controle e fiscalização”, afirma.

O dirigente afirma que o administrador é uma dar profissões mais dignas que existem. “Somos representados por milhões de profissionais, que dedicam seus melhores esforços para tornar o Brasil uma nação mais próspera”, avaliou Fernandes.

Para Itamar Revoredo Kunert, secretário de Organização e Mobilização da CSB e tesoureiro da Federação Brasileira dos Administradores (FEBRAD), o Brasil precisa ter mais administradores dentro do poder público e em cargos públicos. “Além disso, precisamos ter mudanças nos currículos das universidades. Precisam ser incluídas disciplinas que foquem na administração pública. O administrador pode mudar o atual sistema político e melhorar a gestão de recursos públicos”, disse.

A CSB parabeniza os administradores por contribuírem de maneira tão profunda para o desenvolvimento do País.