ASSEMBLEIA REALIZA HOMENAGEM AO DIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA

Assembleia realiza homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (24), uma Sessão Especial para comemorar o Dia do Cirurgião-dentista. A homenagem, proposta pelo deputado estadual Hervázio Bezerra, contou com a participação da Federação Nacional de Odontologia (FNO) e do Sindicato dos Odontologistas da Paraíba (Sindiodonto-PB).

Na ocasião, Hervázio Bezerra destacou a importância dos odontologistas para o bem-estar da população. “Esta Sessão é o reconhecimento a uma categoria que tem tudo a ver com a nossa saúde, que desempenha um papel importantíssimo no bem-estar da população”, afirmou. “Na condição de então secretário municipal de Saúde de João Pessoa, consegui dotar as equipes de saúde da família com esses profissionais, priorizando o bem-estar da população e atendendo a reivindicação dos odontologistas”, prosseguiu.

Já a presidente da Federação Nacional de Odontologia (FNO), Joana Oliveira, garantir o acesso da população carente aos serviços básicos de odontologia ainda é o grande desafio a ser enfrentado.

“Mesmo com os avanços dos últimos anos, grande parte da população ainda precisa ter acesso a serviços odontológicos básicos, sendo este talvez o maior desafio”, ressaltou.

Joana Oliveira, que também é presidente do Sindicato dos Odontologistas da Paraíba (Sindiodonto-PB), destacou a importância da Sessão para homenagear o Dia do Cirurgião-dentista, comemorado nesta quinta-feira (25).

“Recebemos com muita alegria a homenagem da Assembleia Legislativa da Paraíba, pois vem mostrar o quanto são importantes os odontologistas para o bem-estar da população, além de discutirmos meios de ampliar o acesso aos nossos serviços”, disse.

Participaram da Sessão Especial o representante do Conselho Estadual de Saúde, Antônio Eduardo Cunha, a representante da Uniodonto na Paraíba, Regina Záchara, e a representante do Comando-Geral da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), capitã Silva Simões.

Homenagem
O Dia do Cirurgião-dentista é comemorado no dia 25 de outubro por conta de um decreto de 1884 que criou a graduação dos primeiros cursos de odontologia no Brasil, contemplando inicialmente Rio de Janeiro e Bahia.

De acordo com o Sindicato dos Odontologistas da Paraíba (Sindiodonto-PB), existem atualmente no estado mais de 7 mil profissionais. O dentista é o profissional que cuida dos dentes, gengivas e de alguns ossos faciais, como o maxilar.

Fonte: ALPB