ATOS FECHAM CICLO INICIAL DE PROTESTOS CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA EM 28 CIDADES LIGADAS À FESERP-MG

Atos fecham ciclo inicial de protestos contra a Reforma da Previdência em 28 cidades ligadas à FESERP-MG

Atos, nesta última terça-feira (28), fecharam o ciclo inicial de protestos contra a PEC 287, que trata da Reforma da Previdência, em 28 cidades mineiras ligadas à FESERP-MG. O início da segunda etapa de manifestações, no estado de Minas Gerais, acontecerá nesta sexta-feira (31), nas cidades de Ponte Nove, Simão Pereira e Teófilo Otoni. Ao longo do mês de abril, outras cidades devem promover atos como forma de preparação para grave nacional, que acontecerá no dia 28 do próximo mês.

A onda de protestos começou no dia 15 de março, com manifestações em Gameleiras, Governador Valadares, Itabira, Juiz de Fora, Lavras, Malacacheta, Manhuaçu, Nova Serrana, Paracatu, São Gonçalo do Rio Preto, São Sebastião do Paraíso, Teófilo Otoni e Várzea da Palma. Prosseguiu no dia 17, em Canápolis e Santa Vitória, e, no dia seguinte, em Águas Formosas.

Na semana seguinte, os servidores foram às ruas em Cruzília (dia 22) e Itabirito (dia 23). Durante o mês aconteceram também protestos de outras naturezas, como a colocação de outdoors com o endereço eletrônico dos deputados federais mineiros em Varginha e atividades de esclarecimento sobre os danos da PEC 287, como as palestras realizadas em Juiz de Fora (dia 3), Ponte Nova (dia 22), Juatuba (dia 28) e a que acontecerá em Leopoldina (no próximo dia 7 de abril).

Na última segunda-feira (27), as manifestações aconteceram em Bertópolis, Matias Barbosa, Nepomuceno e São João do Manhuaçu.

Já na terça-feira (28), além de Pirapora, trabalhadores de outras quatro cidades disseram não à Reforma da Previdência.

Em Gurinhatã, o dia foi marcado pela revolta contra a PEC 287 e pela união dos servidores públicos estaduais e municipais, que juntos com os trabalhadores rurais marcharam em passeata coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gurinhatã (SINTRASPG), presidido por José Batista Xavier.

Sindicalistas de municípios vizinhos, como os presidentes dos sindicatos dos servidores públicos municipais de Campina Verde (SISPM), Jeová da Silva Andrade, e de Santa Vitória (SINSTRASPM.SV), José Braz de Oliveira, estiveram presentes e foram em grandes caravanas para somar força na manifestação.

A FESERP-MG foi representada pela assessora especial para a Região Alessandra Ramos Braga. Uma nota repudiando a Reforma da Previdência foi redigida e assinada pelos manifestantes. Agora ela será divulgada nas redes sociais e enviada aos deputados federais que representam – e pedem votos – na Região.

Em Ponte Nova, cerca de 200 servidores se juntaram aos professores municipais em greve para uma grande passeata pelas ruas do município.

Em Rodeiro, a FESERP-MG foi representada pelos companheiros Giovani Cancela Gomes e Clóvis Quintão Júnior, respectivamente diretor-financeiro e assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores, Funcionários e Servidores Municipais de Rio Pomba (SINSEMRIP).

Em Várzea da Palma, os trabalhadores ligados ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Várzea da Palma (SINDIPALMA) se juntaram a outras entidades sindicais e movimentos sociais em uma grande passeata pelas ruas da cidade.

“Estas cidades estão localizadas em diversas regiões de Minas Gerais, e isso prova que todo o Estado, de norte a sul, leste a oeste, é contra a Reforma da Previdência. Os movimentos provam também a força da FESERP-MG e de seus sindicatos filiados, que não fogem à luta, principalmente quando o assunto é tão grave quanto essa PEC 287, que ameaça a maioria esmagadora da população brasileira. E o mais importante: posso garantir que todos os sindicatos que ainda não fizeram suas manifestações, seus protestos e atos, não o realizaram por motivos alheios à sua vontade, porque todos, sem exceção, estão cientes da ameaça que ronda os trabalhadores”, disse o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira.

Fonte: FESERP-MG