ATRAÇÕES CULTURAIS ENRIQUECEM A PROGRAMAÇÃO DO II CONGRESSO DA CSB

Atrações culturais enriquecem a programação do II Congresso da CSB

Destaque da noite do dia 25, Tambor de Crioula do Maranhão animou dirigentes sindicais de todo o Brasil; dança é reconhecida como patrimônio imaterial do País desde 2007

Além da intensa programação política que pautou o II Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros, o evento também foi marcado por variada atividade cultural durante os intervalos. No Centro de Convenções Ulysses Guimarães, dirigentes sindicais também puderam apreciar o artesanato mato-grossense, apresentações de danças regionais brasileiras e exposição de xilogravuras.

CSB_25.02 _baixa res (267)

Com o objetivo de promover a arte popular brasileira produzida pelos trabalhadores e trabalhadoras, o Congresso apresentou atrações das mais variadas manifestações artísticas, que despertaram o interesse dos congressistas em diversos momentos do evento, sejam espalhadas pelos stands ou no espaço destinado às refeições dos participantes.

No dia 24, a abertura das atividades culturais foi promovida pela banda Skema. O jantar do dia 25 contou com a apresentação de um grupo de chorinho, e o encerramento do Congresso foi realizado pela banda Caras e Bocas. Também aconteceram exposições culturais com grupos artísticos regionais de Brasília, que apresentaram o Tambor de Crioula do Maranhão e o bumba meu boi.

Raízes do Brasil

_MG_4791O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. A dança foi reconhecida em 2007 como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo o secretário de cultura da CSB eleito no II Congresso da Central, Antonio Machado, “manifestações dessa natureza devem e podem ocorrer sempre, pois o trabalhador e a trabalhadora têm muita arte para mostrar”.

“As apresentações foram momentos de cultura, confraternização, integração e participação de todos e todas. Eu pude apresentar junto à minha esposa, Milene Ferreira, duas danças: a valsa e o tango. No momento da valsa nós dançamos junto da bandeira da CSB como uma forma simbólica de estender o manto da Central a todos os dirigentes presentes”, afirmou Machado._MG_4793

O dirigente reafirmou a importância de manifestações culturais como estas acontecerem em todos os eventos da Central. “Uma das bandeiras da CSB será levar a transformação social a todos os recantos do País por meio da cultura e lutar pelos direitos trabalhistas. Quero fortalecer a cultura do Brasil e dos filhos dos trabalhadores abrindo escolas de formações culturais dentro dos sindicatos”, disse o secretário de cultura.

MG_4214Arte e luta

Durante o evento, autoridades e palestrantes foram presenteados com réplicas do quadro que Pablo Picasso ofereceu à Federação Sindical Mundial, em 1955, pelo décimo aniversário da FSM, feitas com a técnica de xilogravura pelo artista Airton Marinho. “Foi muito importante retratar a obra de um grande artista mundial e uma obra que representa a luta dos trabalhadores”, relatou o artista plástico.