AUDIÊNCIA PÚBLICA COM PARLAMENTARES NO MATO GROSSO DISCUTE PONTOS DA PEC 287

Audiência pública com parlamentares no Mato Grosso discute pontos da PEC 287

Centrais sindicais participaram do encontro e  se mobilizam contra a Reforma da Previdência

A Assembleia Legislativa do Mato Grosso organizou, no dia 10 de fevereiro, uma audiência pública para debater a PEC 287/ 2016. Participaram da audiência cerca de mil pessoas entre representantes do movimento sindical, da sociedade civil, dos movimentos sociais e da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), que manifestaram o anseio popular para a extinção da Reforma da Previdência.

A audiência foi organizada pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT). Também compareceu ao evento o senador e ex-ministro da Previdência Social José Pimentel (PT), que palestrou sobre os prejuízos do projeto para a sociedade.  O parlamentar ainda lembrou o desmonte que a medida trará para os municípios que sobrevivem com ajuda dos recursos previdenciários. “O objetivo dessa PEC é retirar do Estado o financiamento do Sistema Previdenciário”, disse.

O deputado estadual Valdir Barranco, mentor da audiência pública, destacou entre todos os pontos  da PCE 287 o fato de ser totalmente contraditória. “Quando a gente pensa em fazer reforma em nossa casa, é para melhorar, e não para piorar a casa”, exemplificou.

A CSB foi representada por Diany Dias, vice-presidente da Central e presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado do Mato Grosso (SINTAP/MT), e pelo integrante da Direção Nacional da CSB e do Fórum Sindical Antonio Wagner de Oliveira.

“Os números reais da Previdência demonstram que não há nenhum déficit como as autoridades dizem, e usam este argumento para justificar a reforma. O que ocorre é um desvio muito grande de recursos previdenciários para cobrir  outros rombos do governo federal. E isso não pode ser pago pelo trabalhador com sua aposentadoria tardia”, avaliou Diany.

A dirigente também afirmou que se a reforma passar, “90% dos trabalhadores que hoje estão no mercado não conseguirão se aposentar, pois terão que trabalhar tanto que a maioria morrerá antes de alcançar esse direito pleno”. “O povo brasileiro precisa acordar para essa grande ameaça e somar forças conosco, indo para as ruas, se manifestando em suas organizações para que a Nação fale em alto e bom som: ‘Não para a reforma previdenciária’”, critica.

Segundo Antonio Wagner Oliveira, a CSB saiu da audiência com a missão de promover o maior número de audiências públicas para debater a PEC 287 com a população dos municípios do Mato Grosso. “Nós deixamos claros que não descansaremos até que todos os trabalhadores públicos e privados desse estado estejam devidamente esclarecidos sobre a retirada de direitos previdenciários e a tentativa de desmonte da Seguridade Social. Caso a PEC seja aprovada, poucos trabalhadores brasileiros alcançaram a tão sonhada aposentadoria, por isso temos que ter união e lutarmos juntos”, disse.

Confira a galeria de imagens da audiência pública no Mato Grosso para debater a PEC 287.