CENTRAIS SINDICAIS LANÇAM AGENDA PRIORITÁRIA PARA O BRASIL

Centrais sindicais lançam agenda prioritária para o Brasil

Material feito com participação da CSB trata de temas relevantes para o País, como alto desemprego. Lançamento será em São Paulo, na quarta-feira (6)

O Fórum das Centrais (CSB, CTB, CUT, Força Sindical, Intersindical, Nova Central e UGT) realiza na quarta-feira (6) o lançamento da “Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora”, documento unificado com as 22 propostas para o desenvolvimento do Brasil. O evento acontecerá em São Paulo, no Sindicato dos Químicos, e vai contar com a presença de representantes de todas as centrais.

As propostas são uma agenda socioeconômica de transformação orientada pelo combate a todas as formas de desigualdade e pela promoção do emprego de qualidade, pela liberdade, pela democracia, soberania nacional e justiça social.

Essa agenda prioritária é atualizada sempre que necessário. A ideia é que ela sirva como base para todos os candidatos à Presidência da República e possa pautar soluções para o País voltar a gerar empregos formais, retomar o crescimento e criar e otimizar as políticas sociais para as minorias. Para que isso ocorra, as centrais realizarão também a apresentação do documento para os parlamentares do Congresso Nacional, além da entrega aos presidentes da Câmara e do Senado e para líderes partidários.

O secretário-geral da CSB, Alvaro Egea, explica que as centrais não poderiam se furtar do debate sobre o País, que não está caminhando para o desenvolvimento, além da adotar várias medidas que representam retrocessos para os trabalhadores e trabalhadoras.

“Em primeiro lugar, a nossa proposta coloca a criação de empregos formais e políticas compensatórias para os desempregados. São quase 28 milhões de pessoas que estão ou desempregadas ou subempregadas. A greve dos caminhoneiros mostrou que precisamos mudar o rumo dessa política e olhar para o desenvolvimento. A intenção é abrir diálogo e buscar botar luz nesse cenário de desencanto”, afirma o dirigente da CSB.