CIDADÃOS ÍTALO-BRASILEIROS TÊM ATÉ O DIA 23/02 PARA VOTAR NAS ELEIÇÕES DO PARLAMENTO ITALIANO

Um dos candidatos é Luis Molossi, advogado e candidato a deputado, que visitou a CSB e apresentou suas propostas de fortalecimento das relações entre Brasil e Itália

As eleições legislativas italianas acontecem no próximo dia 4 de março. Milhares de brasileiros participarão do pleito; é preciso ter cidadania italiana para votar pelo correio. Neste caso, os votos devem ser feitos até a próxima sexta-feira, 23(veja ao final da matéria como votar) A lei italiana destina 18 vagas para parlamentares eleitos por votos de residentes no exterior.

Entre os candidatos ao Congresso da Itália estão 16 brasileiros; um deles é Luis Molossi, advogado e membro do partido Movimento Associativo Italiano no Exterior (MAIE), que concorre a uma vaga de deputado. No último dia 1º de fevereiro, Molossi visitou a CSB e foi recebido pelo presidente Antonio Neto.

CSB recebe a visita de candidato ao Parlamento Italiano

No encontro, o candidato ítalo-brasileiro contou sua trajetória de vida e os desafios de concorrer às eleições italianas. No Brasil, são 351 mil eleitores aptos a votar, e Molossi aposta nesse contingente para propagar sua proposta de lutar no Parlamento Italiano pelo fortalecimento das relações entre Brasil e Itália.

A Câmara dos Deputados do país europeu possui 630 cadeiras, sendo quatro representantes da América do Sul. Luis Molossi concorre pela terceira vez. Em 2013, obteve 12.501 votos, o que o levou a ser primeiro suplente a deputado para a região.

Confira abaixo os procedimentos para os votos dos ítalo-brasileiros:

  • As cédulas são enviadas pelo correio. Se o eleitor não as recebeu, é preciso solicitar uma segunda via ao consulado italiano;
  • As cédulas são divididas por casa legislativa, sendo uma para a Câmara e outra para o Senado;
  • O eleitor deve escolher entre os candidatos da América do Sul;
  • Faça um X no partido eleitoral escolhido;
  • Na frente do partido escolhido, escreva o nome do candidato em que deseja votar;
  • Coloque a cédula preenchida no envelope pequeno recebido; em seguida, insira este em um envelope maior, também enviado junto ao material de votação;
  • Envie o material pelo correio.

Para ter validade e serem computadas, as cédulas com o voto precisam chegar ao consulado até as 16 horas do dia 1º de março.

Fonte: CSB

Compartilhe

Comentar