CSB CONQUISTA ÍNDICE DE AFERIÇÃO DE 8,15% DE REPRESENTATIVIDADE

O Ministério do Trabalho e Previdência Social divulgou, no dia 1 de abril, os índices de representatividade das centrais sindicais. A Central dos Sindicatos Brasileiros conquistou o reconhecimento no MTPS com 8,15%. Com o novo índice de aferição a CSB se tornou a quinta maior central sindical do Brasil.

O reconhecimento das centrais sindicais foi publicado no Diário Oficial da União. O novo índice ratifica e consolida a CSB como uma das centrais sindicais que mais cresceram nos últimos anos. Hoje são mais de 650 sindicatos e 30 federações filiadas.

Segundo Antonio Neto, presidente da CSB, o crescimento da Central se deve, principalmente, pela defesa dos direitos da classe trabalhadora e pela valorização dos aposentados. Entre outras bandeiras, a Central dos Sindicatos Brasileiros combate o fator previdenciário, luta pela redução da jornada de trabalho, valorização do salário mínimo, pela igualdade de condições entre homens e mulheres no mercado de trabalho e valorização do servidor público.

Com o reconhecimento de sua força institucional, a CSB trabalhará ainda mais para a defender os trabalhadores e combater o retrocesso nos direitos trabalhistas.

Confira a integra do despacho do ministro Miguel Rosseto quanto a índice de representatividade das centrais.

GABINETE DO MINISTRO

Consoante o disposto no art. 4º e parágrafos da Lei nº. 11.648, de 31 de março de 2008 e Portaria nº. 1.717 de 05 de novembro de 2014, após análise dos recursos interpostos e considerando o relatório de apuração do índice de representatividade 2016, conforme disposição contida no art. 8º da Instrução Normativa nº. 02/2014, DIVULGO as Centrais Sindicais que atenderam aos requisitos previstos no art. 2º da referida Lei, com os seus devidos índices de representatividade, tendo como 2016 o ano de referência, as quais serão fornecidos os respectivos certificados de representatividade – CR.

1. a) CUT – Central Única dos Trabalhadores, com índice de representatividade de 30,40 %

1. b) UGT – União Geral dos Trabalhadores, com índice de representatividade de 11,29 %

1. c) CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, com índice de representatividade de 10,08 %

1. d) FS – Força Sindical, com índice de representatividade de 10,08 %