CSB cresce no Rio Grande do Sul com filiação do Sindigel e ruma para ser a maior central do estado

Adriano Porto, presidente do sindicato que representa os trabalhadores em refrigeração, aquecimento e tratamento de ar, assume também a Secretaria-Geral da Seccional

O Sindicato dos Trabalhadores em Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Rio Grande do Sul (Sindigel/RS) se filiou à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), na  terça-feira (10). Compareceram no ato o vice-presidente nacional da CSB, Sérgio Arnoud, a presidente da Seccional RS, Eliane Gerber, o presidente do Sindigel/RS, Adriano Porto, além de representantes de outros sindicatos e entidades.

Adriano Porto afirma que a CSB tem o diferencial de dar protagonismo e importante assessoria para os sindicatos, que são os representantes diretos dos trabalhadores. Quem entra na CSB entra para uma família. Há uma real troca de conhecimento e um aporte para tornar os sindicatos conhecedores dos direitos e das leis, e dessa forma, trabalhar junto à categoria.Com os retrocessos que temos acompanhado, como o caso da reforma trabalhista, a união e a informação são fundamentais”, reforça Porto.

Eliane Gerber não só endossa as palavras de Porto como também salienta que chamou o presidente do Sindigel exatamente para aprimorar esse trabalho junto aos sindicatos. “O Porto tem uma história sindical solidificada e reconhecida no meio. Agora, como nosso secretário-geral, ele fará um trabalho além do da documentação, ele vai a campo, à base para chamar mais sindicatos e federações. Queremos ser a maior central sindical do estado até julho.

O Sindicato de Vestuários de Cachoeirinha, com cerca de 300 sócios, também se filiou à CSB nesta terça. “O sindicato pequeno ou grande nos interessa. É como eu disse na minha fala, durante a cerimônia de filiação ontem: ‘Somos uma família e queremos mais do que quantidade, a assistência aos sindicatos e federações é a nossa bandeira’”, reiterou a presidente da CSB RS.

CSB Rio Grande do Sul em números
Em outubro de 2017, quando ocorreu o Congresso da Seccional do Rio Grande do Sul, a regional contava com 43 filiados. Hoje, o número passa de 60, e, se contar as entidades em processo de filiação, a CSB RS já chega perto dos 100.

O vice-presidente nacional da CSB, Sérgio Arnoud, reforça que a adesão do Sindigel mostra que a Seccional está no caminho certo. “O Sindigel tem uma base de cerca de 48 mil pessoas, isso talvez represente o maior sindicato da regional, e ele [Adriano Porto] também possui força em outros setores, como o ferroviário e o de vestuário. Os números que temos conquistado são fruto de um trabalho de autonomia que tem aumentado a confiança na CSB”, reforça o dirigente.