CSB FAZ AÇÃO EM BRASÍLIA JUNTO A PARLAMENTARES CONTRA PLC 257

CSB faz ação na Câmara dos Deputados contra PLC 257

Central mobiliza dirigentes contra a aprovação da medida e pela defesa dos servidores públicos

Para que o Projeto de Lei Complementar 257/2016 não seja aprovado, a Central dos Sindicatos Brasileiros mobiliza seus dirigentes de todo o Brasil para pedir o apoio dos parlamentares da Câmara dos Deputados na derrubada do PLC. As ações na Casa aconteceram ontem, 5, e hoje, dia 6. Sob a alegação de renegociar as dívidas dos estados e do Distrito Federal, o Projeto impõe a devastação do serviço público em todos os níveis, com medidas que, entre outras, congelam os salários, impedem a realização de concurso público, aumentam as alíquotas previdenciárias dos servidores de 11% para 14% e promovem privatizações.

_MG_6103Na reunião entre os dirigentes da CSB e o deputado Leonardo Picciani (PMDB / RJ), na tarde de ontem, o líder da bancada peemedebista garantiu que lutará para que a matéria do PLC 257 que trata dos direitos trabalhistas dos servidores seja votada separadamente da parte referente à renegociação das dívidas dos estados e municípios.

Segundo o vice-presidente da CSB e presidente do Sindicato dos Agentes de Atividades Penitenciárias do Distrito Federal (SINDPEN/DF), Leandro Allan, a reunião com o parlamentar foi extremamente importante. “O PMDB é o partido com a maior bancada de deputados dentro da Câmara, e ter o apoio deles na votação do PLC 257 é essencial. Nós, da CSB, estamos fazendo um verdadeiro corpo a corpo com os deputados para que os direitos dos servidores sejam assegurados e garantidos”, afirmou.

Itamar Revoredo Kunert, secretário de Organização e Mobilização da Central, explica que a contrapartida de_MG_6148congelamento e redução de quadro de pessoal, salários e benefícios dos servidores públicos como condições da renegociação das dívidas estaduais é descabida, inconstitucional, agride o pacto federativo e premia gestores que fizeram má administração às custas de quem não participou das decisões. “A renegociação das dívidas dos estados e municípios é fundamental, pois  muitas cidades poderão perder parte do seu patrimônio para a União caso não haja renegociação, mas os servidores não podem pagar por isso. Essa mobilização da CSB juntos aos deputados, e, em especial, com Leonardo Picciani, contribuirá para a nossa vitória contra o retrocesso”, disse.

De acordo Wesley Bastos, secretário-Geral do SINDPEN/DF, a CSB tem lutado de forma efetiva na defesa de todos os trabalhadores brasileiros. “Foi a CSB que conseguiu marcar a reunião com o Picciani. O deputado afirmou que a derrubada do PLC 257 talvez não seja possível, pois a renegociação da dívida dos estados é essencial, porém lutará para que haja um desmembramento do projeto entre dívida pública dos estados e direito dos servidores”, afirmou.

Corpo a corpo com os parlamentares

Desde o dia 4 de abril, muitas lideranças sindicais da CSB de todo o Brasil têm buscado apoio dos parlamentares para que os retrocessos trabalhistas propostos pelo PLC 257 não sejam aprovados.

Apoio da Deputada Margarida Salomão PT MGSegundo o Presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais (FESERP/MG), Cosme Nogueira, um dos principais apoios para a defesa dos servidores veio da deputada Margarida Salomão (PT / MG). “Ela se prontificou junto às nossas reivindicações a lutar pela defesa dos servidores. Eu participei de várias frentes aqui em Brasília, visitando parlamentares e buscando apoio pela retirada do projeto. Peço aos companheiros e companheiras para continuar a ampla divulgação desta ameaça e dos encaminhamentos. Que todos se unam nesta luta”, avaliou.

Para o secretário dos Servidores Públicos da Central, Jorge Nascimento, o trabalho da CSB junto aos parlamentares é muito importante. “A CSB é a central que tem mais servidores públicos filiados, e nós estamos lutando com muito empenho em defesa desta categoria. Temos representantes sindicais de todo o Brasil unidos no Distrito Federal, pressionando seus representantes no Congresso”, afirmou.

Confira a galeria de imagens das ações dos dirigentes da CSB no Congresso contra o PLC 257.