CSB PARANÁ PARTICIPA DE DEBATE DO REAJUSTE DO MÍNIMO REGIONAL

CSB Paraná participa de debate do reajuste do mínimo regional

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) no Paraná em conjunto com a CTB, CUT, Força Sindical, NCTS, UGT e DIEESE participou na última segunda-feira, 28 de fevereiro, de uma reunião com  o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) para debater reajuste do salário mínimo regional.

No encontro as centrais apresentaram ao parlamentar a proposta dos trabalhadores de reajuste do mínimo que compreende o INPC de maio de 2016 de 9,87%, mais as perdas de 2015 de 2,03% e o PIB do Paraná de 2014 0,8%, o que daria um aumento de 12,99 %. A mesma proposta foi apresentada pelas centrais na última reunião de negociação, ocorrida em fevereiro com os representantes dos empresários e do Governo do Estado.

Na última rodada de negociação, os empresários ofereceram um reajuste do mínimo regional com base na inflação de 2015 descontado o PIB nacional de 2015-que tem uma previsão de queda de algo em torno de 3,5%,- ou seja , o que daria algo em torno de 7,5% (estimativa). Um índice totalmente incompatível com o apresentado pelas centrais sindicais. Além do reajuste as centrais reivindicam: antecipação da data base, política permanente de reajuste e também a discussão de outros temas do relacionados ao trabalho.

As próximas duas reuniões com empresários e representantes do governo vão ocorrer nos dias 09 e 23 de março, neste período as centrais pretendem fazer contatos com deputados estaduais para buscar um apoio e mobilização dos mesmos. O encontro com o líder do Governo na Assembleia é porque o deputado Romanelli foi secretário do trabalho tanto no governo atual (Beto Richa – PSDB) quanto no anterior (Requião – PMDB), que inclusive participava das negociações do piso.

Valor

O mínimo regional atual está em vigor até 1º de maio de 2016.
Os valores em vigor no Paraná são: R$ 1.032,02: profissionais empregados em atividades agropecuárias, florestais e de pesca; R$ 1.070,33: trabalhadores que atuam em serviços administrativos, empregados em serviços, vendedores do comércio e trabalhadores de reparação e manutenção; R$ 1.111,04:  atividades industriais, com a produção de bens e serviços e R$ 1.192,45: trabalhadores técnicos de nível médio.