CSB PROMOVE CURSO DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA EM SANTA CATARINA

CSB promove curso de negociação coletiva em Santa Catarina

Evento aconteceu nos dias 28 e 29 de julho

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) promoveu na última quinta (28) e sexta-feira (29),  em Lages, cidade catarinense, mais uma edição do curso de negociação coletiva para dirigentes de sindicatos filiados. As aulas foram ministradas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e contaram com a participação de 36 sindicalistas, entre servidores públicos, movimentadores de mercadorias e músicos.Com o objetivo de capacitar esses dirigentes nos embates das negociações, o curso trabalhou a qualificação e formatos de estratégias, além de ensinar mecanismos essenciais nas atividades.

Os conhecimentos foram passados aos dirigentes de maneira dinâmica e interativa. “Os cursos do Dieese são sempre com muitos trabalhos em grupo, debates, apresentações e discussões entre todos. É possível participar ativamente, colocando suas experiências em negociações. Em contrapartida, o Dieese dá suas orientações baseadas nessas experiências”, disse o vice-presidente da CSB e presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em geral de Blumenau e Região (SINTRAMMAB), Tomaz Luiz Viera Neto.

O curso fornece maior embasamento ao dirigente na hora de apresentar as propostas com as reivindicações dos trabalhadores. “Esse curso é muito importante para os participantes desenvolverem seus trabalhos nos sindicatos que eles representam. Eles aprenderam a melhor forma de buscar as reivindicações para suas bases”, completou o dirigente.

A ideia do curso no estado nasceu em uma reunião dos sindicatos dos servidores públicos de Santa Catarina, na qual foi observada a necessidade de fazer um curso de formação.

Para Celso Marcelino, que representou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Trombudo Central, o curso tem proporcionado conhecimentos mais técnicos.

“Esse curso que estamos tendo a oportunidade de participar é de grande importância. Mesmo exercendo a função sindical há vários anos e tendo participado de muitas negociações com o executivo, o curso tem dado uma bagagem técnica e nos ajuda a gerenciar na prática uma negociação coletiva em prol dos servidores municipais”, disse o dirigente, que também dá muita importância aos trabalhos em grupos desenvolvidos pelo Dieese.

“Nessas rodas de discussões, os diversos membros de sindicatos podem tirar dúvidas de assuntos que muitas vezes não têm conhecimentos em seus municípios. Aqui com a turma toda levamos vários aprendizados para serem aplicados com a nossa base”, completou Marcelino.

Paulo Alberto Spiecker, representante do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadores em geral de São José, acredita que o curso desenvolve uma melhoria na hora de brigar pelos trabalhadores.

“Alguns sindicatos estão fechando convenções coletivas que não são muito a favor do trabalhador, até mesmo por causa da crise econômica. Temos que ir pra cima das empresas e tentar fechar acordos com benefícios maiores para os trabalhadores”, disse Spiecker, que multiplicará o conhecimento para sua base.

Ao realizar esse tipo de evento, a CSB permanece com o objetivo de fortalecer sindicatos e qualificar suas bases.

“Eu gostaria de agradecer a CSB por permitir essa demanda no estado de Santa Catarina e ajudar na qualificação dos nossos dirigentes”, completou o vice-presidente da entidade.