CSB VISITA LABORATÓRIO TECNOLÓGICO DA 3M PARA DEBATER SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

CSB visita laboratório tecnológico da 3M para debater saúde e segurança do trabalho

Na ocasião, Central e empresa uniram-se em prol de uma ação nacional para conscientizar técnicos de segurança do trabalho em oito estados

Com o objetivo de fazer um intercâmbio de ideias a respeito da saúde e segurança dos trabalhadores dentro das empresas, o 1º secretário de Segurança do Trabalho da CSB e presidente da Associação Brasileira dos Técnicos de Segurança do Trabalho (ABRATEST), Cláudio Ferreira dos Santos, participou de uma visita ao laboratório tecnológico da 3M, nesta terça-feira (29), em Sumaré (SP). Companhia de base científica de soluções para negócios e produtora de equipamentos de proteção individuais, a empresa possui o maior centro do setor na América Latina.

Durante a visita, procedimentos e instrumentário necessários à realização de serviços em altura, espaços confinados, de proteção auditiva, respiratória, para cabeça e olhos e o planejamento de uma ação de conscientização sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho foram pautas do encontro. De acordo com Cláudio Ferreira dos Santos, “a ideia é tornar este programa nacional”.

“Nós conversamos a respeito desta ação de capacitação dos profissionais – incialmente para a área de segurança do trabalho e depois às outras categorias – porque é de suma importância que empresas e o movimento sindical se unam em prol da vida dos trabalhadores. Então, quando uma empresa se dispõe a colocar seus recursos técnicos para desenvolver esses tipos de programas com o intuito de reduzir acidentes e de conhecer mais as questões técnicas e trabalhistas é uma vitória”, declara Santos.

Ainda segundo o dirigente, “a minuta [com o esboço da ação nacional] saiu da visita e segue em análise na assessoria jurídica da 3M para que eles apresentem uma proposta de eventos para oito estados do Brasil”. “Esperamos que a proposta tenha sucesso e se enquadre às exigências da legislação e aos direitos trabalhistas. E a partir dessa iniciativa positiva, que outras empresas possam abrir suas portas para que possamos conhecer seus projetos”, afirma.

Também participaram da visita sindicalistas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.