FÓRUM SINDICAL DOS SERVIDORES DE JUIZ DE FORA VAI A BELO HORIZONTE FECHAR ACORDO

Juiz-de-Fora-24.06

Representantes do Fórum da Unidade Sindical dos Servidores Municipais estarão em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (27 de junho), para homologar o acordo de reposição inflacionária perante ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A medida atende à exigência do procurador geral, Leonardo Guedes, que, para manter o jogo de cena, alega buscar a garantia de que o município não será penalizado por pagar o IPCA de 2015 a 2016.

Devido à ação de ilegalidade da greve impetrada pelo Município no TJMG, haverá, ainda, audiência de conciliação entre PJF e fórum sindical. Prevista para o dia 30, a sessão foi antecipada para segunda-feira, uma vez que o último dia do mês é o prazo final para a concessão do reajuste conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na última negociação, o Executivo aceitou aplicar o IPCA anual aos salários dos servidores. A aplicação será da seguinte forma: 1,27% retroativo a fevereiro, 0,90% retroativo a março, 0,43% retroativo a abril, 0,61% retroativo a maio, 0,78% retroativo a junho. A inflação de junho apurada em julho aponta para 0,33% conforme o Boletim do Banco Central. Somados esses índices, chega-se a 4,40% que serão pagos em agosto. Em novembro, será feita a recomposição salarial com a diferença do índice para se chegar a 7,19%.

Para o Fórum da Unidade Sindical, a recomposição do IPCA anual aos servidores é uma conquista do movimento. “Se a gente não tivesse cruzado os braços e ido para as ruas, ficaria sem a recomposição das perdas inflacionárias de 2015. Imaginem se essa moda pega? A cada quatro anos ficaríamos sem reajuste”, ressaltou o presidente do SINSERPU-JF, Amarildo Romanazzi.

Os representantes sindicais voltaram a lembrar na assembleia de sexta-feira, 24 de junho (foto) que centenas de municípios em todo o país já concederam a reposição inflacionária anual a seus servidores. Ao final do encontro a categoria aprovou a proposta do IPCA parcelado pela PJF e definiu pela continuidade da greve até o fechamento do acordo. Nova assembleia acontecerá segunda-feira, às 14h, no Parque Halfeld.

Fonte: SINSERPU/JF