MANIFESTAÇÃO EM UNAÍ

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Com carro de som, faixas, cartazes e palavras de ordem, os agentes comunitários de saúde e de combates às endemias de Unaí e Região fizeram, na tarde desta quarta-feira (30 de março), uma passeata pelas ruas da cidade, partindo da Câmara dos Vereadores em direção à Prefeitura. Eles reivindicam, antes de mais nada, um diálogo “real” e objetivo com a administração municipal (já que reuniões não faltaram, mas todas improdutivas), mas também reposição das perdas salariais (há dois anos não há reajuste), pagamento até o quinto dia útil (atualmente está sendo no dia 15), um Plano de Carreira (já prometido pela administração municipal) e melhores condições de trabalho.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A manifestação, coordenada pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Unaí e Região (SINDACS/ACE), teve o apoio da FESERP-MG, através do presidente Cosme Nogueira, da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) e da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros). “Foi um ponto de partida. Se não formos atendidos o próximo passo pode ser uma greve”, alertou a presidente do SINDACS/ACE, Dirce Melo. “Foi um bom movimento e os trabalhadores deram o recado”, avaliou e completou Cosme Nogueira.

Antes da passeata, os trabalhadores conseguiram duas vitórias. A primeira delas foi a liberação da presidente do SINDACS/ACE Dirce Melo para atuar no Sindicato, em resposta a uma ação impetrada pelo departamento jurídico da FESERP-MG. A outra vitória foi o apoio de sete vereadores do município, que estiveram presentes na Assembleia dos servidores, inclusive com citações à necessidade da aprovação do Plano de Cargos e Salários.

Fonte: FESERP/MG