NO PARÁ, AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE REPRESSÃO ÀS ENTIDADES SINDICAIS DURANTE A DITADURA MILITAR

No Pará, audiência pública debate repressão às entidades sindicais durante a ditadura militar

Encontro faz parte das ações do Grupo de Trabalho da Comissão da Verdade no Ministério do Trabalho

Em continuidade às investigações sobre as intervenções nas entidades sindicais durante a ditadura militar no Brasil, o Grupo de Trabalho da Comissão da Verdade no Ministério do Trabalho irá realizar uma audiência pública no dia 6 de julho, no bairro Campina, em Belém no Pará. O evento terá como tema “A Repressão às Entidades Sindicais: o Ministério do Trabalho contra a Classe Trabalhadora” e contará com a participação de Raphael  Martinelli, ex-presidente da Federação Nacional dos Ferroviários e ex-dirigente do CGT.

O GT é um desdobramento da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que em dezembro de 2014 entregou o relatório da Comissão à Presidência da República. Após a entrega, as Centrais Sindicais reivindicaram que fosse feita uma investigação sobre as intervenções do Ministério Público nos sindicatos e do papel do Serviço Nacional de Informações (SNI) na vigilância e repressão à classe trabalhadora.

Na audiência, o grupo irá divulgar e aprofundar as pesquisas sobre as violações contra os sindicatos e trabalhadores. A conclusão dos trabalhos será apresentada em dezembro em ato público na capital paulista.

Serviço:

Data: 6 de julho