PARANÁ PAROU PARA PROTESTAR CONTRA REFORMA TRABALHISTA E DA PREVIDÊNCIA

Paraná parou para protestar contra reforma trabalhista e da Previdência

O Paraná também parou ontem para protestar contra a reforma trabalhista e da Previdência. Milhares de trabalhadores foram ás ruas e participaram de atos e manifestações em Araucária, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí e Ponta Grossa. Algumas rodovias foram fechadas como as BR 476 e 153, na altura do município de General Carneiro.

Em Curitiba, desde cedo as centrais promoveram atos em porta de empresas localizada na Cidade Industrial de Curitiba e em São Jose dos Pinhais. Em algumas fábricas os funcionários paralisaram a produção durante toda manhã. Nenhuma agência bancária funcionou na capital. Os funcionários da Justiça do Trabalho também suspenderam o atendimento durante todo o dia.

Durante, o ato unitário das Centrais ocorrido na Boca Maldita em Curitiba, o presidente da Seccional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) no Paraná, Agenor “Cacá” Pereira fez um balanço das mobilizações em todo o estado. Segundo ele, apesar de todas as dificuldades os sindicatos filiados participaram ativamente das mobilizações programadas pelas Centrais.

No ato unitário das Centrais em Curitiba, Cacá Pereira ressaltou a disposição de luta dos trabalhadores e a importância do movimento sindical permanecer unido e forte para continuar lutando contra as reformas que o Governo quer impor aos trabalhadores. “Nenhum trabalhador concorda com a proposta de reforma trabalhista e da previdência  porque elas são nefastas, vão retirar todos os nossos direitos conquistados nos últimos 50 anos. Essa reforma só favorece os detentores do capital”, disse.

Reconhecimento

O presidente Seccional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) no Paraná, Cacá Pereira que é também vereador em Curitiba, foi citado várias vezes pela sua atuação na defesa dos servidores públicos municipais durante a tramitação e a votação do “Pacotaço”, um projeto polêmico da Prefeitura de Curitiba aprovado na Câmara de Vereadores no início desta semana.

O “Pacotaço” aprovado prevê entre outras coisas, o congelamento do plano de carreira dos servidores e mudanças do sistema previdenciário. “O presidente da CSB Paraná, Cacá Pereira que é também vereador ao lado da professora Josete, vereadora do PT foram os grande protagonistas e defensores dos direitos dos servidores públicos municipais na luta contra o Pacotaço do prefeito Rafael Greca”, disse em seu discurso a presidente da CUT-PR, Regina Cruz.