REPRESENTANTES DA CSB PARTICIPAM DA 105ª EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA DA OIT, EM GENEBRA

Representantes da CSB participam da 105ª edição da Conferência da OIT, em Genebra

Conferência acontece até o dia 10 de junho no Palácio das Nações Unidas

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CBS), representada pelo seu secretário de Relações Internacionais Aelson Guaita, participa pelo segundo ano consecutivo, na cidade de Genebra, na Suíça, da 105ª edição da Conferência Internacional do Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O evento, que começou na última segunda-feira (30) e vai até o dia 11 de junho, acontece no Palácio das Nações Unidas.  Além de Guaita, Itamar Revoredo Kunert, secretário de Organização e Mobilização da Central, também representa a Entidade.4d7edf59-c218-4200-98fd-7a449afc7c86

Segundo Aelson Guaita, o papel da CSB na Conferência é de que não haja supressão de direitos dos trabalhadores brasileiros. “Devemos também contribuir para que haja uma ampliação de direitos de trabalhadores no mundo, principalmente para os que ainda não têm. Esperamos também o reconhecimento da CSB como uma entidade de cunho internacional”, falou.

O evento conta com a participação de 185 membros de todo o mundo e tem como foco principal no ano de 2016 o tema “O trabalho decente nas cadeias mundiais de produção”.

Outros assuntos também serão abordados ao longo dos dias do encontro, como aplicação de normas, emprego e trabalho descentes para a transição da guerra à paz e a declaração sobre justiça social. Os membros da CSB participam das duas últimas.

489a3a74-935d-4b41-8fa6-3e9c5d9b4f26

“Dos temas deste ano, nota-se que a proposta é normatizar a relação de trabalho pelo mundo, de modo a minimizar conflitos, já que aborda cadeias produtivas, justiça social e relação de trabalho em períodos de catástrofes e guerras, como no caso de migração do povo sírio e outros oriundos de zona de conflito”, explicou Guaita, que ainda falou sobre a importância da participação da Central na OIT.

“A CSB é uma central nova, com propostas contundentes sobre o que esperamos do governo e sobre o que entendemos que seja benéfico à classe trabalhadora.  Esse é o nosso papel: difundir a CSB, suas ideias, e firmar nosso posicionamento de forma coesa, concisa para que não restem dúvidas de que viemos para fazer a diferença. A segurança que encontramos na presidência da CSB nos dá força e coragem para lutarmos e encararmos os desafios que se avizinham”, finalizou o secretário.