REUNIÃO EM BELO HORIZONTE DEBATE FORTALECIMENTO DA CSB

DSCN9741

Encontro na capital mineira reuniu dirigentes do estado e discutiu também as estratégias de filiações e o papel da Central na capacitação de suas bases

Em mais uma etapa do trabalho de consolidação do fortalecimento e ampliação das filiações em Minas Gerais, a CSB reuniu seus dirigentes na capital, Belo Horizonte, para traçar as estratégias de luta no estado e engajar suas bases. O encontro aconteceu na última quinta-feira, 18, e contou com a presença do presidente Antonio Neto e de representantes de diferentes categorias da região.

Destacando a CSB como entidade nacionalista e trabalhista, dedicada ao papel de fortalecer os sindicatos, Neto evidenciou a necessidade permanente de capacitação. “É para isso que nasceu a CSB, para cobrir uma lacuna de organização da classe operária, dos trabalhadores e, principalmente, dos seus dirigentes”, disse.

Para o presidente, “a Central deve preparar os sindicalistas para que eles possam cuidar melhor da sua base”. A falta de lideranças políticas, que, segundo Antonio Neto, pode ser ocupada pelo “protagonismo de um sindicalismo renovador”, também foi apontada pelo dirigente.

DSCN9745

O trabalho de filiações será destinado a ampliar a divulgação das ações da Central para que os dirigentes de Minas Gerais fortaleçam a defesa das bandeiras trabalhistas. Cosme Nogueira, secretário de Formação Sindical, ratificou esta posição ao destacar a importância da atuação em todo o estado. “A CSB tem sindicatos importantes em Minas, e essa posição dela de independência política – somos uma central plural – vai fazer a diferença nessa luta”, pontou.

A reunião em Belo Horizonte foi organizada por José Geraldo Domingues, secretário de Segurança do Trabalho da CSB. Domingues explica que foi bem aceita pelos dirigentes a iniciativa da Central de reforçar e preparar as entidades sindicais para discutir as questões dos trabalhadores. “É muito importante a atuação da CSB porque ela tem uma proposta diferente, que é de organização dos sindicalistas, de orientação, treinamento e aperfeiçoamento dos dirigentes”, destacou.

Mulheres em ação

13935129_191653651252540_3991764230842343806_nA valorização das mulheres na CSB foi defendida por Neto e ratificada por Antonieta de Faria – secretária da Mulher Trabalhadora da Central e diretora do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) – como instrumento fundamental na luta.

Tieta afirmou que a CSB representa um “braço” do trabalhador para enfrentar o momento de crise política e econômica do País. A dirigente fez um apelo para que os homens compreendam que a intenção da mulher ao avançar na conquista dos seus direitos não é a de superar ninguém, mas alcançar a liberdade há séculos desejada. “Não lutamos para fazer distinção, e sim para somar”, explicou.

DSCN9727

Debates

Cláudio Ferreira dos Santos, 1° secretário de segurança do Trabalho da CSB e presidente Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Minas Gerais (SINTEST-MG), destacou a importância de ambientes de trabalho adequados para a preservação da saúde do trabalhador. Pautas importantes em tramitação no Congresso – como a aprovação do projeto de lei sobre o financiamento da atividade sindical – também foram debatidas.

Veja a galeria de fotos da reunião da CSB em Belo Horizonte.