SEMINÁRIO DA AGRICULTURA FAMILIAR REÚNE CENTENAS DE TRABALHADORES NA PARAÍBA

Seminário da Agricultura Familiar reúne centenas de trabalhadores na Paraíba

Evento contou com a presença de entidades de todo o Brasil

Na segunda semana de junho, aconteceu, na cidade de Arara (PB) ,a 150 km de João Pessoa (PB), a primeira edição do Seminário de Agricultura Familiar da Paraíba. O evento, que foi organizado pela Confederação Nacional da Agricultura Familiar, Federação de Agricultura Familiar da Paraíba e pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), contou com entidades de todo o Brasil, entre Federações, Centrais e Sindicatos ligados à área. Segundo a organização, aproximadamente 900 pessoas estiveram presente no local, discutindo temas de relevância para categoria.

A formação e organização sindical; direitos previdenciários; acessibilidade e desburocratização do crédito, por meio do PRONAF; habitação rural e urbana; problemas do semiárido brasileiro; formação de um centro tecnológico de convivência com a seca; participação da mulher, do jovem e do idoso nas políticas públicas e o preenchimento de vagas nos conselhos; e grupos de trabalho em todas as esferas da sociedade estiveram na pauta dos debates.

Segundo Gedir Santos Ferreira, secretário dos Trabalhadores na Agricultura Familiar e Cooperativismo e presidente da Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Minas Gerais (FAFER-MG), esses eventos são muito importantes, pois aproximam a Central da base. “Com isso você, leva até a base o conhecimento de seus direitos, que eles muitas vezes ficam sem saber. É uma oportunidade ímpar de conhecer de perto os anseios e as prioridades desse trabalhador. Conviver, mostrar a diferença”, disse o secretário, que garantiu que após o evento recebeu diversas manifestações positivas.

“Já passaram alguns dias, e recebemos centenas de manifestações de alegria e agradecimentos, e isso é muito gratificante. Estamos praticando o que realmente o Brasil está precisando, capacitar os nossos agricultores, levar os agricultores familiares à condição de pequeno produtor, agregador de renda, para elevá-lo ao empreendedorismo”, completou Gedir.

Durante o evento, Antonio Neto, presidente da CSB, Gedir Ferreira e o prefeito da cidade anfitriã foram homenageados pelos relevantes serviços prestados à agricultura familiar da Paraíba. O próximo encontro deve acontecer no começo de agosto, em Fortaleza (CE).