SENPA REALIZA TERCEIRO ENCONTRO DE FORMAÇÃO SINDICAL DO PARÁ

SENPA realiza terceiro encontro de formação sindical do Pará

Evento debateu a realidade da categoria e contou com palestra sobre a reforma da Previdência

Com o apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), o Sindicato dos Enfermeiros do Estados do Pará (SENPA) realizou na última sexta-feira (17) e sábado (18), na sede campestre da entidade, na cidade de Benevides (PA), a terceira edição do encontro de formação sindical do estado do Pará, que teve como objetivo a capacitação e melhora na organização sindical nos locais de trabalho, além de lutas de classes e democratização dos meios de comunicação e sindical.

O evento contou com a participação de aproximadamente 50 dirigentes, que representaram sindicatos dos enfermeiros de diversas cidades do Estado. O encontro abordou assuntos nacionais como a reforma previdenciária e temas mais específicos, como Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), reposição salarial, condições de trabalho, funcionamento adequado e transparente nos conselhos de saúde, além de demissões involuntárias e substituições de profissionais experientes.

Segundo a presidente do SENPA, Antonia Trindade, além de discutir esses temas, foram estabelecidas metas. “Tratamos de metas para que os profissionais daqui a 30 dias possam dar retorno dos trabalhos que eles vão desenvolver, fazendo reuniões nas secretárias de saúde e levantando problemas para que a gente consiga ajudar através de ofícios administrativos e assessoria jurídica”, falou Antônia, que fez uma avaliação positiva do encontro.

“Pela atual conjuntura do Brasil, podemos afirmar que o evento foi muito positivo. Conseguimos neste encontro anual estabelecer nossos trabalhos para o ano de 2017, principalmente, junto aos prefeitos e algumas reformas que eles estão realizando, como o não pagamento, corte de benefícios e o aumento de carga horária sem aumento de salários, entre outras”, explicou a presidente do SENPA.

O evento também foi uma preparação para outro encontro que deve acontecer em outubro ou novembro. Secretário de Formação Sindical da CSB, Cosme Nogueira foi um dos palestrantes e falou sobre as reformas da Previdência e trabalhista, além da atual conjuntura internacional. Para Nogueira, a realização deste tipo de evento é um retrato do esforço do movimento sindical.

“Eu diria que a realização desses eventos é mais do que importante; eles são necessários, pois esses dirigentes sindicais são indispensáveis elos entre a base e a Central. No estado do Pará, o movimento sindical é diferenciado, as pessoas viajam 24 horas de barco e depois mais duas horas de avião, o que demonstra o grau de interesse deles e como valorizam essas realizações”, falou Nogueira, que também é presidente da Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP-MG).