SERVIDORES AJUDAM MT A ARRECADAR PARTE DOS R$ 500 BI EM ATIVOS FUNDIÁRIOS

Servidores ajudam MT a arrecadar parte dos R$ 500 bi em ativos fundiários

Maior visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos servidores do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat) a fim de mostrar a importância desta autarquia para a sociedade. É o que pretende fazer de forma ainda mais acirrada a partir de agora a direção do Sindicato dos Servidores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap), que luta pela melhoria das condições de estrutura e de recursos humanos do Intermat para que o Estado possa, assim como lembrou o governador Pedro Taques em reunião com os trabalhadores em 13 de abril deste ano, “recuperar os cerca de R$ 500 bilhões em ativos fundiários que Mato Grosso possui”.

A presidente do Sintap, Diany Dias, disse que concorda com Taques quando ele falou, na ocasião da reunião, que o maior patrimônio do Estado são os servidores e que conta com eles para arrecadar esses recursos dos quais o Executivo tanto precisa para manter seus compromissos. Contudo, duas coisas que ajudariam nesse sentido: o concurso (que deveria ter sido feito neste ano, mas foi cancelado) e a mudança de prédio (que ainda não tem previsão de ocorrer) – ambas acordadas na Justiça -, travam uma melhor desenvoltura dos trabalhos.

“Ainda assim, o governador pode ficar orgulhoso dos servidores do Intermat porque, apesar de todas essas coisas, cumprem, ainda que de forma tímida, a missão da autarquia que é a de executar a política estadual de disposição de terras públicas, atentando-se para a regularização fundiária de áreas e assentamentos rurais, e lotes e assentamentos urbanos informais”, avaliou Dias

Um exemplo da disposição dessa reduzida equipe de 40 servidores que servem aos 141 municípios do Estado, é a iniciativa por conta própria de realizarem o trabalho de cadastramento fundiário em algumas invasões da Capital que já são consideradas bairros há duas décadas. A primeira ocorreu no Paiaguás II e teve a conclusão do cadastro socioeconômico na última quarta-feira (14) e a próxima área a ser regularizada em outubro é a Centro América II.

Na avaliação do vice-presidente do Sintap, Francisco Aurélio Pereira Borges, pode até parecer trabalho de ‘formiguinha’ o que os servidores estão fazendo, mas, mesmo devagar, se vai ao longe. “Por isso os servidores têm se empenhado (até mesmo sem receber diárias para cadastro fundiário em outros municípios) para fazer o melhor possível dentro das condições que existem atualmente. Mas a esperança é que o Governo ratifique o reconhecimento do governador à importância dos trabalhos desenvolvidos pelos servidores da autarquia e fortaleça a regularização fundiária dentro da Reforma Administrativa com a manutenção do Intermat”, acrescentou.

Fonte: Adriana Nascimento – Assessoria Sintap