SERVIDORES MUNICIPAIS DE SÃO PAULO DISCUTEM CONJUNTURA NACIONAL EM ENCONTRO PROMOVIDO PELA FESSPMESP

Reunião foi em Salto de Pirapora e contou com a presença do presidente da Federação, Aires Ribeiro

Representante de servidores municipais de quase 200 cidades de São Paulo, a FESSPMESP promove ao longo do primeiro semestre reuniões por todo o estado com o objetivo de fortalecer a união do movimento sindical paulista. No último sábado (24), foi a vez do encontro das lideranças dos funcionários públicos ligadas às regionais de Itu e Itapeva a receberem as palestras e orientações da Federação sobre o cenário sindical e política do País. A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores de Salto de Pirapora.

Durante o evento, alternativas ao custeio sindical após a aprovação da reforma trabalhista, estratégias de negociação coletiva, dicas para aprimorar a estruturas das entidades e o atual quadro político brasileiro foram debatidos entre os dirigentes. Aires Ribeiro, presidente da Federação e vice-presidente da CSB, foi o responsável por ministrar a palestra a respeito do último tema. De acordo com o sindicalista, é preciso manter a organização dos trabalhadores inabalável e intensificar a mobilização para proteger os direitos dos servidores e mesmo dos profissionais do setor privado.

“[Na palestra], falei sobre a atual conjuntura nacional com a reforma trabalhista e o prejuízo que ela trouxe à organização sindical e aos trabalhadores. Já sobre a questão da Previdência, destaquei que a luta deve continuar, não pode parar, e que as reformas deveriam ter sido discutidas junto aos representantes da classe trabalhadora, o que não ocorreu”, conta Ribeiro, ressaltando a importância da união dos servidores para o ano de 2018.

Segundo o dirigente, os profissionais merecem ter seus interesses expressos no Congresso Nacional. “Pelo processo eleitoral que está próximo, o momento exige que os servidores, os sindicalistas, toda a população tenha noção da importância do voto, da participação do pleito, e de escolher bem os representantes para que os trabalhadores não fiquem órfãos de representação”, afirma, corroborado pelo vice-presidente da FESSPMESP e coordenador da regional de Itu, José Leme.

Para Leme, a conscientização e o debate devem fortalecer as negociações coletivas com a administração pública que acontecem até maio. “A gente tem percebido a fragilidade dos sindicatos, principalmente dos pequenos. Então, nós estamos dando uma atenção para que os dirigentes tenham essa visão de reestruturação, inclusive para se prepararem para as negociações, que serão truncadas este ano para nós. A maioria das prefeituras ainda apontam déficits, problemas de arrecadação, dificuldade de repor a inflação nos salários dos servidores. Então, estamos preparando o nosso povo para essas questões também”, relata o dirigente.

O evento em Salto de Pirapora foi o segundo encontro promovido pela Federação e reuniu cerca de 50 pessoas do município e da cidade de Boituva, Itu, Tietê, Americana, Paranapanema, Itapeva, Mairinque e São Roque. Também participaram do encontro vereadores de Boituva e Mairinque. Mais 20 reuniões ainda ocorrerão no estado.