Servidores públicos de Itaquaquecetuba reúnem multidão em dois dias de greve

Servidores de Itatiba não aceitam proposta da prefeitura

Reinvindicação mínima é de reposição da inflação

Mais de 150 servidores municipais de Itatiba participaram de assembleia realizada na Praça da Bandeira, Centro da cidade, durante a noite de quarta-feira (4) para rechaçar proposta de reajuste salarial de 0,5% feita pela prefeitura.

Os sindicatos dos Professores e dos Servidores realizaram as assembleias em conjunto e os filiados às duas entidades foram unânimes em não aceitar a proposta que foi considerada ridícula. Os servidores exigem que a prefeitura, no mínimo, reponha a inflação do período estimada em 2,7%.

Os servidores votaram também por acionarem a Justiça do Trabalho, caso a prefeitura não conceda o que eles pedem. O advogado do Sindicato dos Servidores, Rodrigo Francisco, disse que a prefeitura tem condições de repassar o valor da inflação aos funcionários e melhorar o reajuste do vale alimentação.

A presidente do Sindicato dos Professores, Cibelle Canal, disse que a proposta da prefeitura é uma “patifaria”. “Não há outro termo para definir melhor. E espero que mais professores compareçam à próxima assembleia, pois é aqui que precisamos discutir esse assunto e não ficarmos com lamentações pelos corredores das escolas”, declarou.

Rodnei Silvano, presidente do Sindicato dos Servidores (filiado à Central dos Sindicatos Brasileiros-CSB), disse que a assembleia é soberana e na quinta-feira (5) os trabalhadores saberão quais serão os próximos passos. “O resultado de hoje [quarta-feira] será levado à administração na manhã desta quinta-feira e conforme a manifestação da prefeitura, convocaremos outra assembleia”. Sobre a reunião, ele considerou positiva. “Foi muito boa e todos mostraram a insatisfação com a atual administração”.

Fonte: Sindicato dos Servidores Municipais de Itatiba