SINDICALISTAS DE 35 CIDADES PARTICIPARAM MANIFESTAÇÃO CONTRA A PEC 287 EM MINAS GERAIS

Sindicalistas de 35 cidades participaram  manifestação contra a PEC 287 em Minas Gerais

Ação, que teve o apoio da CSB, mobilizou centenas de trabalhadores

A Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP/MG) promoveu, nesta sexta-feira (3), uma grande manifestação contra a reforma da Previdência Social. A ação, que aconteceu em Juiz de Fora (MG), reuniu representantes de mais de 35 municípios mineiros.

A passeata começou às 18h sob os lemas “Não à Reforma da Previdência”, “Não ao desmonte da Seguridade Social” e“Não à retirada de direitos”. Antes da manifestação, ainda houve uma palestra do professor Thiago Rodarte, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese), que explicou as consequências que o Projeto de Emenda à Constituição 287 trará para a sociedade.

Segundo o presidente da FESERP/MG e secretário de Formação Sindical da CSB, Cosme Nogueira, “está na bandeira de luta de cada sindicato e de cada entidade comprometida com a causa dos trabalhadores se mobilizar a favor de um amplo diálogo com o Congresso a respeito da PEC 287”. “A militância tem de estar nas ruas. Na sexta-feira, tivemos mais de 30 municípios junto a nós porque este é um ato de caráter estadual e um movimento plural que tem como objetivo chamar a atenção do povo sobre o risco que corremos se a reforma for aprovada. Só a pressão popular pode virar esse jogo”, conclamou o dirigente.

Cosme Nogueira lembrou que a única “coisa boa” desse processo de enfrentamento é a união da classe trabalhadora contra a proposta. “É preciso e necessário que a sociedade brasileira atente para o quanto há de maquiavélico nessa Reforma”, afirmou. O dirigente também acrescentou que a importância de um evento dessa natureza é o caráter disseminador das informações. “Trouxemos nossos sindicatos até Juiz de Fora para que eles ouvissem informações qualificadas e tenham base para levar às suas cidades argumentos e motivos ainda maiores de luta”, ressaltou.

Os sindicalistas percorreram trechos da Avenida Rio Branco e da Rua Halfeld, deslocando-se até as escadarias da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Para Nogueira, as mudanças da Previdência Social tratam de “uma reforma financista e um ataque” ao sistema de seguridade social brasileiro, principalmente para os jovens. “A PEC 287 está na contramão de tudo aquilo que se prega para uma sociedade justa e mais fraterna”, declarou.

A mobilização dos trabalhadores ainda contou com a presença e o apoio da deputada federal Margarida Salomão e do vereador juiz-forano Roberto “Betão” Cupolillo – ambos do PT.