SINDICATO ACABA DE COMPLETAR 25 ANOS DE MUITAS LUTAS, CONQUISTAS E VITÓRIAS

Sindicato acaba de completar 25 anos de muitas lutas, conquistas e vitórias

No domingo (20/12) o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário completou 25 anos de profícua atuação na representação dos trabalhadores nas empresas de confecção, calçados e materiais de segurança de Guarulhos, Arujá, Caieiras, Cajamar, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Nazaré Paulista e Santa Isabel.

Foram 25 anos de fortalecimento da categoria. Nosso presidente Álvaro Egea lembra que até a criação do sindicato as empresas da região desconheciam o hábito de negociar e os acordos salariais anuais pouco resolviam os problemas específicos das trabalhadores e trabalhadores do vestuário.

É longa a lista de conquistas nesse período. A categoria passou a contar com piso salarial profissional, cesta básica, auxílio creche, valorização da hora extra e multas pesadas sobre as empresas por omitirem o registro em carteira ou por atraso no prazo das homologações. Foi a partir da nossa luta que as empresas em número crescente estão cumprindo com o direito à participação dos trabalhadores nos seus lucros e resultados.

“Estamos cumprindo com nosso papel e é preciso dizer: ainda há muito para se fazer”, afirma Álvaro Egea. Do ponto de vista da estrutura é importante ressaltar que, apesar da pouca idade, nosso sindicato conta com sede própria e vem oferecendo gratuitamente aos associados serviços odontológicos além de assistência jurídica trabalhista e previdenciária.

Tão importante quanto nossa atuação para dentro da categoria, tem sido nossa participação nas lutas nacionais dos trabalhadores, desde a nossa fundação em 1990 em pleno governo Collor quando a inflação batia em 80% ao mês. A partir de então as lutas gerais, juntamente com outras categorias, passaram a ser outra de nossas marcas, como agora em que, filiados à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), estamos na luta das centrais sindicais no Compromisso pelo Desenvolvimento (clique aqui). Tudo isso tem sido alcançado com uma atuação independente seja do governo e dos patrões mas com o apoio de lideranças da categoria e de amigos que sempre se fizeram presentes nas horas mais difíceis.

Fonte:  Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecção e de Vestuário de Guarulhos

 

Compartilhe

Comentar