SINDICATO DOS ADVOGADOS DO INTERIOR DE SÃO PAULO CONQUISTA 1ª CONVENÇÃO COLETIVA

Sindicato dos Advogados do Interior de São Paulo conquista 1ª convenção coletiva

Após mais de 90 dias de negociações, categoria comemora melhorias na CCT

O Sindicato dos Advogados do Interior Paulista (SINDADV) conquistou mais uma vitória para a categoria, a primeira Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da entidade, que nasceu há seis anos. Entre as principais conquistas estão o reajuste salarial de 10,97% para os profissionais e estagiários, Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) e vale-refeição de R$26 para escritórios localizados em cidades com mais de 100 mil habitantes e com mais de cinco advogados empregados. Para os demais municípios, o vale-refeição é de R$ 17. Fazem parte da CCT também a licença adoção e a inclusão das normas regulamentadoras (NR) 35 e 37, que tratam da gestão de saúde, segurança no trabalho e a prevenção das doenças ocupacionais.

Para concretizar essa conquista, os dirigentes precisaram de quase 100 dias e duas longas reuniões com o patronal. “Foram negociações bem difíceis, que contamos com ajuda da Federação Nacional dos Advogados. Antes da primeira reunião estávamos tentando falar com o patronal, que insistia em não dar um retorno pelo fato de ser um sindicato desmembrado”, disse o presidente do SINDADV, Paulo Fernando Ortega Boschi Filho.

Para o próximo ano, o sindicato almeja o pagamento de 100% da anuidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) feita pelo empregador e multa para o não cumprimento dos programas de PPR e PLR. Com data base em dezembro, essa convenção tem vigência de um ano a partir do dia 1º de dezembro de 2015.

Com apenas seis anos de existência, o SINDADV teve um duro caminho para a concretização desta reivindicação dos advogados do interior, que se sentiam desamparados. Atualmente, cerca de 400 cidades fazem parte da base.

“Para abrir esse sindicato foi uma luta, contamos com o apoio da Confederação Nacional dos Advogados, que percebeu que os advogados do interior estavam mal assistidos e que seria necessária a fundação dessa nova entidade. Contamos também com o apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros, que nos ajudou com os trâmites no Ministério do Trabalho e com a Certidão Sindical. Se não fosse a Central, estaríamos esperando esses documentos ainda”, completou o presidente da entidade.

O sindicato organizará em setembro o seu primeiro simpósio, que deve contar com advogados de todo o estado de São Paulo.