SINDIERJ CONQUISTA REDUÇÃO DA JORNADA PARA 40 HORAS EM CONVENÇÃO COLETIVA

SINDIERJ conquista redução da jornada para 40 horas em Convenção Coletiva

Sindicato conseguiu também reajuste de 10,36% nos salários e no vale-refeição

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas, Cursos e Treinamento de Informática, Lan House, Cyber Café, Manutenção e Reparação de Máquinas de Escritório do Estado do Rio de Janeiro (SINDIERJ) assinou na última semana a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), válida por dois anos, com o Sindicato da Indústria de Informática, de Telecomunicações, de Produção de Software, Componentes no Estado do Rio de Janeiro (SINDITEC). Entre as principais conquistas estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e o reajuste de 10,36% nos salários e no auxílio-refeição.32390739-a1b6-4a57-a0a9-90e84c1db0b2

Segundo o membro da Direção Nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e presidente da SINDIERJ, Claudemis Lopes da Cunha, a conquista é muito importante para os trabalhadores. “Foi feita uma redução de carga horária sem reduzir os salários, e isso foi na contra mão do desemprego. Com isso, os trabalhadores poderão dar mais atenção para suas famílias e também investir em cursos de qualificação profissional”, disse o dirigente, que acredita na abertura de novos postos de trabalho.

Ainda segundo Cunha, foram necessários 92 dias de negociações para fechar o acordo. Além do reajuste nos valores dos salários e do auxílio-refeição, outros benefícios foram conquistados. “Tivemos boas vitórias, como auxílio-creche, que era de 20% e conseguimos aumentar para 30%, e a licença-paternidade, que passou para 20 dias”, disse o dirigente da CSB.

De acordo com o presidente do SINDIERJ, o sindicato patronal garantiu que se alguma empresa não cumprir as cláusulas da Convenção, a entidade irá fiscalizar juntamente com o SINDIERJ. Essas alterações beneficiam aproximadamente 13 mil trabalhadores.

O acordo passou a valer desde o último dia 17, data em que foi assinada a Convenção Coletiva Coletiva.