VICE-PRESIDENTE JOANA LOPES PARTICIPA DE LANÇAMENTO DE FRENTE PARLAMENTAR DA ODONTOLOGIA

Vice-presidente Joana Lopes participa de lançamento de frente parlamentar da odontologia

A dirigente, que também preside a FNO, espera que projetos para a categoria sejam colocados em pauta para votação

A vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Joana Batista de Oliveira Lopes, participou na tarde desta quarta-feira (8), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar de Odontologia.

Joana, que também é presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), espera que a partir de agora os importantes projetos para a saúde bucal da população brasileira e para a categoria sejam colocados em pauta para votação.

“Estou na expectativa, espero que os projetos adormecidos na Câmara, há anos, tramitem, que sejam colocados na ordem do dia, pois as pautas de odontologia não são pautas de categoria, são pautas que beneficiam toda a população brasileira”, disse Joana, que ainda elencou os projetos mais importantes.

“Temos o projeto da odontologia do trabalho (422/2007), que é muito importante e trata da presença de um profissional de Odontologia no ambiente de trabalho. Temos o projeto de piso salarial para os funcionários do Sistema Único de Saúde, pois existem municípios pagando salários muito baixos, descumprindo a Constituição Federal. Além desses, existe o projeto de odontologia hospitalar que está no Senado Federal e que enquanto eles demoram para aprovar, em algum canto do Brasil, existem pessoas morrendo dentro do hospital sem assistência de um cirurgião–dentista. Precisamos destas aprovações para que a gente possa obter a universalidade do Sistema Único de Saúde ”, finalizou a vice-presidente da CSB.

Para a frente, que será coordenada pelo deputado Carlos Henrique Gaguim (Pode-TO), as propostas prioritárias são as de atendimento odontológico mais acessíveis à população e à defesa da atuação dos mais de 500 mil dentistas e técnicos de odontologia do País.

O evento também contou com a participação de 398 deputados, além de representantes da categoria.