TRABALHADORES DO GRANDE ABC TERÃO SEMANA DECISIVA

Até amanhã os funcionários da indústria de panificação e profissionais de Tecnologia da Informação terão definição quanto às suas respectivas campanhas salariais. Depois da reunião com a classe patronal, realizada ontem, a regional do Sindicato dos Padeiros de São Paulo vai divulgar hoje as propostas feitas, para assim encaminhar a pauta para votação. O vice-presidente da entidade, Pedro Pereira de Sousa, diz que as negociações estão fluindo, após um mês do seu início. “Temos que fechar acordo até nossa data-base, em 1º de junho”, enfatiza.

A classe – composta por 15 mil funcionário na região – reivindica reajuste salarial de 10% (somando reposição da inflação, mais aumento real) e piso salarial de R$ 1.314 (hoje, em R$ 751,91 nas empresas com até 60 funcionários e de R$ 813,75, para as indústrias com quadro de trabalhadores superior). E pedem a extensão da licença-maternidade para 180 dias e aumento da Participação nos Lucros e Resultados.

Já sobre os profissionais de TI, o Tribunal Regional do Trabalho agendou para amanhã, às 15h, o julgamento do dissídio coletivo da categoria. A expectativa do presidente do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação), Antonio Neto, é de que as reivindicações que foram feitas sejam acatadas. “Neste ano os encontros entre as partes foram complicados. Os empresários não sentaram para fechar acordo, apenas impuseram índices muito abaixo daquilo que pedíamos.”

O Sindpd solicita 11,9% de aumento salarial, PLR, auxílio-refeição de R$ 15 por dia e ampliação de pisos. Os empresários propuseram 6,47% de reajuste (apenas a reposição da inflação), e refutaram todas as demais exigências. A data-base da categoria é no dia 1º de janeiro.

A decisão atinge cerca de 90 mil profissionais no Estado de São Paulo, nas mais de 7.800 empresas, que concentram quase metade da categoria no Brasil. Desse total, 13,5 mil trabalhadores estão na região.

Fonte: Diário do Grande ABC

• Add to favorites
  • Google Bookmarks
  • MSN Reporter
  • Live
  • Yahoo! Buzz

Post to Twitter

Esta entrada foi publicada em Sindical. Adicione o link permanente aos seus favoritos.