VEREADORES APROVAM REQUERIMENTO PARA LEGALIZAR MOTOTÁXI EM MACEIÓ

SIMMEAL esteve à frente da luta pelo reconhecimento da categoria

O serviço de mototáxi na região do Benedito Bentes pode ser regulamentado. Nesta terça-feira (24), os vereadores de Maceió aprovaram, por unanimidade, requerimento que pede ao prefeito Rui Palmeira que regularize a atividade. Os mototaxistas lotaram a galeria da Câmara Municipal de Maceió (CMM) para acompanhar a votação.

Para tanto, o requerimento solicita a realização de uma sessão pública para discutir o tema que envolve a rotina de trabalho de mais de cinco mil profissionais, que atualmente trabalham na clandestinidade.

Autor do requerimento, o vereador Galba Netto citou o trabalho dos mototaxistas no complexo do Benedito Bentes como um exemplo, pois eles são a principal forma de deslocamento e interligação entre os moradores da região.

“Quem não usa o serviço é obrigado a caminhar diariamente por quilômetros até um ponto de ônibus, onde fica muito tempo esperando. Maceió tem um trânsito caótico e que precisa de soluções urgentes”, disse. Ele explicou que o requerimento pede ao prefeito que envie uma mensagem regulamentando o funcionamento do serviço.

Celeridade

O vereador Marcelo Gouveia (PRB) usou a tribuna para defender a regulamentação da atividade de mototaxista. Em seu discurso, o parlamentar cobrou celeridade do poder público no processo para que esses trabalhadores possam atuar na legalidade.

Segundo o vereador, a legalização da atividade vai evitar que muitos mototaxistas que trabalham honestamente sejam aliciados com propostas de propina. De acordo com ele, a prática está crescendo nos bairros da alta de Maceió, e os donos de motos vivem sob a ameaça de terem suas motos apreendidas.

O vereador Guilherme Soares (PSOL) destacou que já é usuário dos serviços dos mototaxistas há muito tempo e relembrou que quando trabalhou no Hospital Universitário sempre utilizava a velocidade e a praticidade para receber e fazer entregas.

Já o vereador Wilson Júnior (PDT) prometeu ser um parceiro da categoria durante toda a “batalha” que será a regulamentação do serviço em Maceió, assim como acontece em outras capitais do país. Ele lamentou que algumas pessoas “trabalhem” contra a profissão e disse que a sociedade precisa ganhar tempo para ir ao trabalho e a moto é uma excelente alternativa.

Trabalho

Integrantes da categoria no Benedito Bentes foram autorizados a falar em plenário e cobraram a regulamentação do serviço. O presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Ed Sampaio, explicou que há muito tempo o grupo busca o direito de trabalhar em paz, sem ser vítima dos excessos de fiscalização. Para ele, o prefeito Rui Palmeira precisa conhecer a realidade destes profissionais para passar a defender o serviço.

Fonte: TNH1

Compartilhe:
  • Print
  • email
  • PDF
  • RSS
  • Add to favorites
  • Facebook
  • del.icio.us
  • Digg
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • MSN Reporter
  • Live
  • Yahoo! Buzz

Post to Twitter

Esta entrada foi publicada em Política. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a VEREADORES APROVAM REQUERIMENTO PARA LEGALIZAR MOTOTÁXI EM MACEIÓ

  1. É sempre bom inovar facilitando o TRANSPORTE PUBLICO…
    Muitas vezes necessitamos de um transporte rápido e eficiente
    para gerir o seu nosso negócio pessoal!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *