APAGÃO NO NORDESTE CAUSA PREJUÍZO DE R$ 200 MIL PARA SINDITAXI/CE

Na ocasião, mais de 83 milhões de brasileiros ficaram sem luz, e o Clube dos Taxistas foi depredado

A falha no disjuntor da subestação do Xingu, no Pará, que causou um apagão no Nordeste do País, também gerou um prejuízo acima de R$ 200 mil para o Sindicato dos Taxistas do Ceará (SINDITAXI/CE). Durante a falta de luz, na última quarta-feira (21), vândalos aproveitaram para depredar e saquear o Clube dos Taxistas, espaço de lazer da categoria, custeado pela entidade sindical há mais de 30 anos. O crime foi cometido na cidade de Fortaleza (CE) e registrado em Boletim de Ocorrência (B.O.) no 34º Distrito Policial.

De acordo com o presidente do Sindicato, Vicente de Paula Oliveira, os vândalos “destruíram totalmente as dependências do Clube” após conseguirem invadir o espaço com a derrubada do muro. Piscina, campo de futebol e o restaurante da área de lazer foram as áreas mais danificadas, sendo o último ainda saqueado pelos criminosos.

“Ficamos surpresos e chocados com a situação do Clube. No apagão, a área foi invadida e destruída. Foi uma perda total. E os serviços do clube não eram apenas para a categoria. Também abríamos para o uso municipal e estadual”, relata o dirigente, que, na busca pela reconstrução do espaço, participou de uma reunião com o secretário de Segurança Pública do Ceará, André Costa, no dia seguinte ao crime.

Na oportunidade, o presidente do SINDITAXI/CE pediu ao secretário celeridade na investigação da ocorrência e o apoio do Comando Geral da Polícia Militar para evitar novas ações de vandalismo – reivindicação aceita por Costa. Segundo Vicente de Paula Oliveira, a região, hoje, já conta com o trabalho dos policiais, e a entidade mantém dez seguranças, 24 horas por dia, para proteger o clube.

“O Sindicato já tomou as medidas cabíveis e aguardamos que os responsáveis sejam identificados, pois nós atuamos dentro da legalidade. E, por isso, buscamos o apoio da PM também, que está do lado da classe trabalhadora. Aproveito ainda para agradecer a ajuda de amigos, parceiros e da própria categoria, que estão nessa campanha para angariar doações”, afirma Oliveira.

Doações

Como o prejuízo ultrapassou a casa dos R$ 200 mil, o SINDITAXI/CE tem aceito doações para a reconstrução do clube. Interessados em contribuir podem entrar em contato com o Sindicato pelos telefones (85) 3226-0786 ou (85) 3231-3051.