CENTRAIS PEDEM APOIO AO MINISTRO DO TRABALHO PARA VETO AO PL DA TERCEIRIZAÇÃO

Centrais pedem apoio ao ministro do Trabalho para veto ao PL da terceirização

Entidades também discutiram Reforma Trabalhista e escolha de delegados da OIT

Em reunião realizada nesta quarta-feira (29), em Brasília, quatro centrais sindicais – CSB, Força Sindical, UGT e NCST – pediram apoio ao ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, na luta pelo veto presidencial ao Projeto de Lei sobre a terceirização (PL 4302/98), já aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

“Pedimos ao presidente Michel Temer veto total ao texto da Câmara, para que o projeto do Senado, que contempla garantias aos trabalhadores, possa avançar”, afirmou o presidente da CSB, Antonio Neto.

O ministro afirmou que a Casa dará o parecer técnico sobre a matéria nos próximos dias. “Nossa intenção é de sugerir alguns vetos a esse PL, principalmente alguns pontos que vêm de confronto com a proposta que trata sobre o trabalho temporário, até para que o Ministério do Trabalho seja coerente com sua proposta encaminhada”, pontuou.

Durante o encontro, as centrais também entregaram ao ministro propostas de aprimoramento ao projeto da Reforma Trabalhista (PL 6787/2016). Em linhas gerais, os dirigentes reforçaram a importância do fortalecimento da organização sindical no local de trabalho e da defesa dos direitos dos trabalhadores. O documento, assinado com o Ministério do Trabalho, será finalizado em nova discussão na próxima terça-feira (4).

Além disso, o presidente da CSB chamou a atenção para o modelo atual de rodízio da delegação da Organização Internacional do Trabalho (OIT). “Tem sido feito um rodízio entre CUT, Força e UGT, e as outras três nunca entram no rodízio, nós somos excluídos. Eu gostaria de fazer um protesto para mudarmos isso”, disse.

A posição da CSB pela alternância democrática na escolha do delegado foi apoiada pelas centrais presentes e pelo ministro do Trabalho, que considerou coerente e justo que todas as centrais sindicais brasileiras participem como delegados.