CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA, CSB FAZ AÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Contra reforma da Previdência, CSB faz ação na Câmara dos Deputados

Diversos parlamentares declararam apoio à Entidade na luta contra a PEC 287

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) realizou nesta quarta-feira (8), na Câmara dos Deputados, mais uma grande ação contra o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 287, que trata da reforma da Previdência. Na ocasião, a Entidade mobilizou seus dirigentes de todo Brasil para dialogar e pedir apoio dos parlamentares contra o projeto que propõe, entre outras coisas, extinguir a aposentadoria por tempo de contribuição, estabelecer idade mínima de 65 anos para o acesso ao benefício, equiparar regras para homens e mulheres, trabalhadores urbanos e rurais, do setor público e privado, além de exigir o mínimo de 25 anos de contribuição para trabalhadores do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

O deputado Fábio de Souza (PMDB-DF) se reuniu com alguns dirigentes da CSB e foi taxativo ao dizer que do jeito que a PEC foi apresentada não pode e não deve passar. Segundo o parlamentar, é preciso melhorias para evitar perdas de direitos previdenciários.

Segundo o vice-presidente da Central Antonio José Bom, o deputado Antonio Carlos Thame (PV-SP) fez vários elogios aos materiais da CSB e mostrou interesse em defender a proposta da Entidade.

João Batista Fernandes de Sousa, também vice-presidente, esteve com o deputado Carlos Marun (PMDB/MS), que se mostrou interessado em receber propostas para a melhoria desta reforma.

Durante as diversas reuniões, vários deputados garantiram que seus votos seriam contra a reforma da Previdência. É o caso dos parlamentares do Espírito Santo Evair Viera de Melo (PV), Sérgio Vidigal (PDT) e Givaldo Vieira (PT), que estiveram com o secretário dos Servidores Públicos da CSB, Jorge  Antonio da Silva Nascimento.

Outros três parlamentares, desta vez do estado do Maranhão, confirmaram seus votos contra a PEC 287. São eles, Zé Carlos (PT), Rubens Júnior (PCdoB) e Weverton Rocha, líder do PDT na Câmara, que se reuniram com o segundo secretário dos Trabalhadores na Agricultura Familiar e Cooperativismo, Wennder Robert Rocha.

Antonio Luiz Roma Machado, secretário da cultura da CSB, dialogou com os chefes de gabinete de três parlamentares do Rio Grande do Sul, José Fogaça (PMDB), Carlos Gomes (PDB) e Heitor Schuch (PSB), que também garantiram posicionamento contrário à Reforma da Previdência. Segundo Roma, eles acreditam que deve haver mais debates com a sociedade civil e com as entidades sindicais, e que existem pontos na propostas para serem corrigidos.

O 1º secretário de Organização e Mobilização, Paulo de Oliveira, se reuniu com o deputado Valmir Prasacidelli (PT), que também se declarou contra a reforma. Oliveira ainda informou que se reunirá com outros parlamentares ainda esta semana.

Além dos deputados, o senador Hélio José (PMDB/DF) também foi abordado pelos dirigentes da Central, desta vez pelo vice-presidente da Entidade Sandro Jadir, que garantiu que o senador é abertamente contra a proposta e a favor do fortalecimento das entidades sindicais, pois elas estão mais próximas do trabalhador. O senador ainda elogiou o trabalho da CSB pela postura que tem tomado diante deste debate tão importante.

No Dia Internacional da Mulher, elas fizeram a diferença e também realizaram corpo a corpo com os parlamentares no aeroporto internacional de Brasília.  Durante a ação, elas entregaram panfletos que esclareciam diversos pontos e dúvidas sobre PEC 287.

Encontro da Executiva

Durante encontro da Executiva Nacional da CSB, em Brasília, nos dias 6 e 7 de março, alguns parlamentares demonstraram posição contrária à PEC 287. Lincoln Portela, deputado federal pelo PRB-MG, acredita que uma reforma deve ser feita de dentro para fora e sempre ouvindo sempre os trabalhadores.

O deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) disse que o momento é propício para a organização e ao movimento sindical.

Veja os posicionamentos dos parlamentares.