CSB E FESERP-MG MARCAM PRESENÇA NO ENCONTRO NACIONAL DE SINDICALISTAS DO MNU

CSB e FESERP-MG marcam presença no Encontro Nacional de Sindicalistas do MNU

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e FESERP/MG marcaram presença na terceira edição do Encontro Nacional de Sindicalistas do Movimento Negro Unificado (MNU), que aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de junho, na sede do SINDSPREV, na Lapa, Rio de Janeiro.

A presidente da CSB, seccional Rio de Janeiro, Maria Bárbara da Costa, destacou o papel da Central no contexto atual do país.

“Estamos vivendo momentos de opressão, com reformas propostas pelo Governo Federal, que são inaceitáveis. A Reforma Trabalhista, “da degola”, e a da Previdência, a do “Pé na Cova”, estão devolvendo o país aos tempos da escravidão. Não podemos aceitar isso de maneira alguma, a população brasileira – e a negra, que representa 53% do contingente populacional do país -, precisa e vai reagir. Vai exigir a paralisação desse processo das reformas e a saída do presidente Michel Temer”, discursou ela, que também exerce as funções de Secretária de Saúde na Diretoria Executiva da CSB e de presidente do SEESSP/RJ (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio de Janeiro).

Pela FESERP-MG, participaram os diretores Jairo Cesar Rodrigues e Regis de Oliveira e o funcionário da Federação em Juiz de Fora, Peterson Gonçalves Ferreira. Também esteve presente no Encontro uma delegação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF), com os sindicalistas Fernanda Oliveira Carvalho, Ivan Expedito Catarina, Paulo Azarias e Saionara Apolinário.

Em nota enviada aos organizadores do Encontro, a diretoria da FESERP-MG, além de desejar sucesso e boas discussões, lembrou que “desde a sua fundação, a FESERP-MG adota em seus princípios – norteados pela coragem, a determinação e a transparência – um profundo respeito pelas causas justas, como são as do MNU, que desde muito tempo (desde 1978 para ser mais preciso – há 39 anos, portanto), reage firmemente contra toda e qualquer violência racial”.

O III Encontro Nacional de Sindicalistas do MNU, que teve o tema “Os desafios do povo negro diante das ameaças das reformas da Previdência e trabalhista e do desmonte do Estado Brasileiro”, também contou a presença de representantes de outras centrais sindicais.

Fonte: FESERP-MG