CSB RS PROMOVE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PARA PESCADORES EM PARCERIA COM A COLÔNIA Z40 DE TRAMANDAÍ

Cerca de 240 trabalhadores podem ser beneficiados pela ação

Com o objetivo de qualificar os pescadores do litoral norte do Rio Grande do Sul, a CSB RS firmou, no último sábado (2), uma parceria com a Colônia de pescadores Z40 para oferecer cursos aos profissionais do município de Tramandaí. Formação sindical, curso técnico de mecânica para barcos, educação fiscal, jurídica e ensino sobre preservação ambiental estão entre as aulas previstas, que serão ministradas na própria cidade. Todos os cursos são gratuitos.

De acordo com o secretário de Comunicação da Seccional gaúcha, André Costa, o principal intuito da iniciativa é capacitar a mão de obra pesqueira da região e fortalecer a presença de todas as organizações dos trabalhadores na comunidade. Além da Central e da Colônia Z40, o Fórum dos Pescadores do Litoral Norte do estado – representante de 21 municípios – também colaborará com a coordenação dos cursos.

“É muito importante darmos atenção a uma categoria que luta de uma maneira descomunal. Eles são profissionais que vivem da pesca artesanal e nós sabemos como são as batalhas diárias contra a exploração das grandes empresas e em defesa da proteção do meio ambiente. Então, eles precisam de apoio e saber, por exemplo, quais são as regras e procedimentos para que o pescador esteja apto ao seguro-defeso, como fazer alguns tipos de manutenção no barco e economizar”, explica Costa.

Presidente do Fórum e secretário da Colônia Z40, Leandro Miranda afirma que 240 pescadores poderão ser beneficiados pelas formações apenas na cidade de Tramandaí, mas a ideia é conseguir estender a ação por todo o litoral. Segundo Miranda, quase 60 mil pessoas vivem diretamente da pesca artesanal no Rio Grande do Sul.

“Estamos em um cenário em que o setor pesqueiro necessita de uma representação mais acentuada. E essa representação significa garantir os direitos de exercício da profissão. Infelizmente, hoje temos um quadro federal, estadual e municipal com deficiência de políticas públicas voltadas à categoria, que começa na capacitação e vai até o credenciamento e o comércio. Só que não podemos esquecer que há pelo menos 17 mil pescadores habilitados e registrados no estado que demandam reivindicações nesses três campos. Por isso, firmamos essa parceria com a CSB, para tentar suprir parte da deficiência na área de qualificação”, ressalta.

O lançamento do projeto de cursos acontecerá na última sexta-feira do mês (29/06), às 19h, na sede da Colônia Z40. Na ocasião, as entidades entregarão informativos sobre a parceria entre a CSB RS e a organização dos pescadores e lançarão a programação do mês de julho.

Interessados em participar devem entrar em contato com a Colônia pelo telefone (51) 99816-5963 ou ir pessoalmente à sede da entidade, localizada na Avenida Flores da Cunha, 5181, bairro de Zona Nova – Tramandaí/RS.