CSB SP PARTICIPA DE CERIMÔNIA INTER-RELIGIOSA EM DEFESA DA ÉTICA NO DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO

Missa ocorreu na Catedral da Sé, na capital paulista, e reuniu mais de 400 pessoas

No Dia Internacional contra a Corrupção, membros da diretoria da CSB SP estiveram presentes, no último sábado (9), na missa em defesa da ética promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) junto à Cúria Metropolitana de São Paulo. A celebração inter-religiosa aconteceu, às 10h, na Catedral da Sé, localizada no centro da capital paulista. O objetivo do encontro foi conclamar a sociedade civil a retomar seu protagonismo na defesa de um País mais ético e menos corrupto.

Com a participação de mais de 400 pessoas, a proximidade das eleições de 2018 e a importância da união de todas as lideranças sociais, sindicais, religiosas e de toda a população no atual contexto político brasileiro foram destaque dos discursos e pregações. De acordo com o presidente da CSB SP, Igor Tiago Pereira, fortalecer os movimentos cujos propósitos se baseiam na proteção dos mais pobres, na resistência contra os assaltos aos cofres públicos, no pleno emprego e na soberania nacional é urgente.

“É muito importante a sociedade se unir para debater algo tão em falta no Brasil hoje: a ética. Infelizmente, a maioria dos parlamentares e ministros que apoiam o atual Governo Federal estão envolvidos em escândalos de corrupção, inquéritos e desvio de verbas, que deveriam ir para os hospitais, o SUS [Sistema Único de Saúde], a educação. E isso precisa mudar. 2018 está aí e não podemos mais esperar para transformar o Brasil. E a CSB continuará a exercer um papel muito importante nos atos contra a corrupção junto à Igreja e demais religiões”, assegura Pereira.

Segundo publicado no site da OAB/SP, Dom Odilo Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, também ressaltou a relevância de cada cidadão e representante do povo analisar sua postura para que o convívio comunitário seja pacífico e honesto. “Somos todos chamados a agir de modo responsável e manter o senso comum para a honestidade e a retidão. Quem não age desta forma não tem um sono tranquilo, está sempre com a consciência pesada, pois exerce uma conduta errada e marcada pela falta de solidariedade”, orientou.

O secretário-Geral da CSB SP, Juarez Henrique de Paulo, esteve presente na celebração e ressaltou que o encontro entre movimentos “foi notável já que nós, sindicalistas, precisamos junto com a base ampliar o debate, conversando sobre a conjuntura do País com lideranças e o restante da sociedade” – posicionamento parecido com o do presidente da Seccional paulista da OAB, Marcos da Costa.

Conforme declaração divulgada pela própria Ordem, Costa afirma que “não podemos curvar diante dos feitos de corrupção”. “Temos presente entidades representantes de parcela significativa da população para conclamar a todos para essa grande causa”, salientou durante a missa.

Movimentos

Além da CSB, a Nova Central (NCST), a Força Sindical e a UGT também participaram da celebração junto a líderes da população indígena (Marcelo Werá e Davi Karai Popygua), da religião islâmica (sheik Mohamad Al Bukai, da Mesquita de Santo Amaro) e da Igreja Batista (reverendo André Mira, pastor da Igreja de Perdizes). A monja Heishin, o padre Tarcísio M. Mesquita, coordenador do secretariado Arquidiocesano de Pastoral e o reverendo Valdinei Aparecido Ferreira foram outras personalidades do movimento religioso que prestigiaram a cerimônia.