CSB/RJ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DA MULHER

CONVITE CSB PARTE DA FRENTE

Violência doméstica e empoderamento feminino serão temas das palestras ministradas ao longo do dia

Para celebrar o Dia Nacional da Mulher, a regional da CSB no Rio de Janeiro homenageará as trabalhadoras, na próxima sexta-feira (29), com um dia de palestras e debates a respeito do empoderamento e autonomia feminina. A ação, que acontecerá na subsede da Central no estado, também relembrará a trajetória de uma das principais figuras do movimento social do País, a enfermeira e líder feminista Jerônima Mesquita.

Instituída pela Lei 6.971/1980 em tributo ao centenário da pioneira na reivindicação pelo voto feminino, a data 30 de abril é outro marco da luta da mulher brasileira e um estímulo à discussão sobre os temas mais urgentes com relação à equidade de gênero, como presença da mulher no mercado de trabalho, violência doméstica e alcoolismo entre mulheres – assuntos das palestras a serem ministradas durante o evento.

Rankeado como o quinto País onde mais mulheres são assassinadas segundo o Mapa da Violência 2015: Homicídio de mulheres no Brasil, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o cenário nacional alarmante – no qual 37,72% das 63.090 denúncias recebidas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), entre janeiro e outubro de 2015, correspondem a mulheres que sofrem violência todos os dias e 33,86% semanalmente – será debatido pela palestrante Dra. Maria Aparecida de Souza.

Já o tema “Álcool e Droga: A Praga do Milênio”, faz parte da pauta da conselheira na área de dependência química, Rogeria Maria da Costa, que tratará da prevalência do vício nas brasileiras. De acordo com informações da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) de 2012, dos 18,4% de adultos maiores de 18 anos considerados alcoólatras no Brasil, 10,3% são mulheres.

Jerônima Mesquita

Responsável por já levantar essas questões na década de 1930 como uma das sufragistas da época, Jerônima Mesquista é o motivo pelo qual a participação feminina conquistou espaço nos movimentos sindicalistas e sociais. Segundo a secretária de Saúde da CSB e presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Maria Barbara da Costa, reavivar a memória da enfermeira é levantar a bandeira da igualdade.

“Jerônima Mesquita exerceu diversas atividades sociais de grande relevância para o Brasil. Entre elas, participou da Fundação da Cruz Vermelha, dos Pequenos Jornaleiros – entidade para meninos órfãos ou carentes –, da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF), do Conselho Nacional das Mulheres e do Movimento Bandeirantes. É por essa sua liderança, sua luta na sociedade civil, as quais influenciaram as mulheres sindicalistas, que gritaremos no dia do seu aniversário: ‘Viva Jerônima Mesquita!’, ‘Viva a mulher brasileira!’”, destaca a dirigente.

O evento do Dia Nacional da Mulher promovido pela CSB/RJ terá início a partir das 10h de sexta-feira, na Rua Álvaro Alvin, 31 – Sala 1401 – Cinelândia/RJ. Interessados em participar devem confirmar presença nos telefones (21) 4141-5669 ou (21) 9 6499-8850. No mesmo dia, também haverá um coffee break e entrega de placas em reconhecimento a mulheres de diversos setores da sociedade.

Serviço:

Dia Nacional da Mulher – CSB/RJ

Data: 29/04, às 10h.

Local: Subsede da CSB/RJ.

Endereço: Rua Álvaro Alvin, 31 – Sala 1401 – Cinelândia/RJ.

Confirmação de presença: (21) 4141-5669/ (21) 9 6499-8850.