DIRETORIA DO SINDODONTO/PB TOMA POSSE DURANTE SOLENIDADE EM JOÃO PESSOA

Diretoria do SINDODONTO/PB toma posse durante solenidade em João Pessoa

Uma das principais lutas de Joana Batista Oliveira Lopes, presidente da entidade, será a criação do piso nacional para os trabalhadores do SUS

A diretoria reeleita do Sindicato dos Odontologistas da Paraíba (SINDODONTO /PB) tomou posse no dia 6 de março, em João Pessoa, para a gestão 2017-2021. A presidente do Sindicato, Joana Batista Oliveira Lopes, se comprometeu a lutar pela criação do piso salarial nacional dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e a enfrentar os desafios de um novo período de trabalho. Joana ainda integra a diretoria executiva da CSB como vice-presidente da Central e preside a Federação Nacional dos Odontologistas (FNO).

Estiveram na solenidade o presidente da CSB, Antonio Neto, a Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) esteve representada pela presidente, Joana Batista Oliveira Lopes, pelo secretário-geral, Ernani Bezerra da Silva, pelo conselheiro da Federação e presidente do Sindicato dos Odontologistas no Estado De Pernambuco, Ailton Coelho de Ataide Filho e pela presidente do Sindicato dos Odontologistas da Região do ABC, Valéria Maria Bottino Vizzotto Stéfani. O evento também contou com a presença do prefeito de João Pessoa/PB, Manoel Junior, e do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB/PB). O Sindicato dos Odontologistas no Estado da Paraíba representa os cirurgiões-dentistas em todo o estado, nos 223 municípios da Paraíba.

Durante o discurso de posse, Joana destacou a atuação do SINDODONTO /PB, que na última gestão conquistou dois dissídios coletivos além de ter participado da elaboração da primeira Convenção Coletiva Nacional da Federação Nacional dos Odontologistas. Joana Batista Oliveira Lopes também destacou os desafios de trabalho na gestão que se inicia.

“Tenho orgulho de fazer parte de uma das mais importantes profissões da saúde, a odontologia, composta por 4 funções auxiliares e o cirurgião-dentista. Atualmente, somos 294 mil cirurgiões-dentistas atuantes em 23 especializações. No entanto, o atendimento odontológico do SUS ainda é extremamente deficitário, com carência de efetivo de Saúde Bucal nas Equipes de Saúde da Família (ESF), ausência de regulamentação nacional para obrigatoriedade da presença do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar, urgência de criação de terceiro turno, necessidade de piso salarial nacional, entre outras demandas que se arrastam indefinidos em formato de Projeto de Lei no Congresso Nacional. As carências existentes na Paraíba também são identificadas em diversas regiões do País”, reforçou.

Joana Batista Oliveira Lopes ressaltou a necessidade de intensificar a unicidade e a luta sindical para barrar atramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 287/16, que trata da reforma da Previdência e no Projeto de Lei do Executivo (PL) nº 6.788/16, que trata da reforma trabalhista. As duas redações encontram-se nas Comissões Especiais destinadas a proferir parecer à Proposta, na Câmara dos Deputados e possui caráter conclusivo, ou seja, não requer passagem pelo Plenário. No entanto, o presidente da Casa, Rodrigo Maia afirmou que devido à complexidade, os textos serão debatidos em plenário. “Não podemos permitir que nenhum direito seja retirado do trabalhador brasileiro e para isso é necessário que estejamos unidos e fortes enquanto entidade sindical, enquanto trabalhador, enquanto sociedade”, pontuou.

Antonio Neto, também criticou fortemente o viés financista da Reforma da Previdência. “Começamos a batalha da Reforma da Previdência que foi enviada ao Congresso com caráter financista. O movimento sindical sempre reivindicou mudanças na Previdência Social, mas não para retirar direitos. Nós queremos que acabem os privilégios da Previdência que os empresários que sonegam a previdência contribuam com ela, que os mega salários da previdência sejam revistos. Iremos lutar para que haja uma reforma que não seja financista e que pense no trabalhador”, afirmou o dirigente.

A cerimônia de posse oficializou também a criação de 10 delegacias sindicais para descentralizar o trabalho sindical já realizado, além de expandir a acessibilidade das iniciativas previstas aos cirurgiões-dentistas no estado. “Neste momento, nós, dirigentes sindicais, reiteramos nosso compromisso de desempenhar dignamente as funções estabelecidas na Constituição Federal e Estadual, nas Leis Orgânicas do Município, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e nos contratos previstos nas Convenções Coletivas de Trabalho em defesa da categoria no estado e de forma integrada junto à CNPL”, destacou a presidente do SINDODONTO/PB.

O presidente da CSB acredita que a posse de Joana Oliveira servirá como mais uma força na representação dos trabalhadores. “Ela vai atuar junto com a CSB para levar os projetos da categoria mais rapidamente ao Congresso Nacional”, afirmou Antonio Neto.

Confira abaixo a composição da nova diretoria do SINDODONTO/PB:

PRESIDENTE: Joana Batista Oliveira Lopes.

VICE – PRESIDENTE: Walkiria Mendes Vieira Feitosa,

SECRETÁRIA GERAL: Lêda Maria Santos de Assis,

TESOUREIRO: Marcos Antônio Guerra,

DIRETORA DO DEPARTAMENTO PARA ASSUNTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA EM SAÚDE DO TRABALHADOR: Joaquina de Araújo Amorim