Dirigentes aprovam moção por unidade e desenvolvimento durante Encontro Nacional do PMDB Sindical

_MG_1749

Durante o evento, Antonio Neto e Comissão Diretora do PMDB Sindical Nacional debatem a retomada do crescimento do País

No Encontro Nacional do PMDB Sindical, realizado na tarde hoje, 11, na Câmara dos deputados, sindicalistas aprovaram moção proposta pela Comissão Diretora do PMDB Sindical Nacional, nomeada em 3 de março pelo presidente Nacional do partido e vice-presidente da República, Michel Temer. Antonio Neto, presidente da CSB e do Sindpd, Mário Limberger e Francisco Moura, vice-presidentes da Central, Cosme Nogueira, secretário de formação sindical, e o assessor parlamentar da Entidade, Ernesto Pereira, compõem a Comissão. Neto foi indicado por Temer como o novo presidente do Núcleo do PMDB Sindical Nacional.

O dirigente afirmou que é preciso organizar o movimento sindical do partido para que ele possa ser ouvido em todas as instâncias. “A ideia do movimento sindical do PMDB é a de que possamos resgatar o papel sindical do partido, para influenciarmos nessa Casa as questões que digam respeito aos trabalhadores”, disse.

No evento, que contou com a participação de mais de 200 dirigentes sindicais de 19 estados, deputados e senadores marcaram presença numa plenária pautada por debates pela retomada do crescimento econômico e união do povo brasileiro como ferramentas para que o País volte para o caminho do desenvolvimento.

A senadora Marta Suplicy disse que ninguém mais do que os trabalhadores sentem o atual cenário de desemprego e inflação alta. “Sabemos que temos coragem no PMDB, porque os trabalhadores que estão aqui podem e tem a obrigação de tomar uma posição. Estamos juntos e queremos todos unidos para o que é melhor para o Brasil”, declarou.

A Moção do Movimento Sindical Peemedebista conclama o conjunto da militância do partido a defender um Projeto Nacional de Desenvolvimento, focado na geração de emprego e renda, na valorização do setor produtivo e na garantia dos direitos trabalhistas.

Para Mario Limberger, o partido e a Comissão Diretora do PMDB Sindical Nacional “querem crescer para ajudar a somar e desenvolver o Brasil o mais rápido possível”. “Este é o nosso caminho e o caminho que queremos para o País”, completou o vice-presidente da CSB e membro da Comissão Diretora do PMDB Sindical.

Roberto Requião ressaltou a necessidade de a sigla atuar pelo desenvolvimento nacional, contra as forças do neoliberalismo. O senador falou ainda sobre a Convenção do PMDB que acontecerá amanhã, 12. “É importante que essa Convenção eleja uma executiva com características múltiplas. Temos que fazer a vontade do desenvolvimento sindical do PMDB, colocar com clareza nossas posições. Quero ver a participação da pluralidade”, apontou o senador.

Valdir Raupp, que trouxe mensagem de saudação de Michel Temer ao Encontro, disse que o PMDB vem, ao longo do tempo, se fortalecendo cada vez mais. “Com o Neto no PMDB Nacional, o partido vai se fortalecer ainda mais”, pontuou o senador.

Edinho Araújo, deputado federal, explicou a importância da realização das plenárias de setores e segmentos dentro do partido. Para o parlamentar, isso dará grande contribuição para a Convenção do PMDB. “Amanhã, na Convenção, todo peemedebista terá voz. Os senhores têm de vir dizer para nós o que pensa a população e o rumo que o PMDB tem de ter”, argumentou.

O membro da Comissão Cosme Nogueira ratifica a relevância da Convenção do partido. “Temos de defender a democracia, lutando sempre pela classe trabalhadora e pelos seus interesses dentro do Congresso Nacional”, afirmou.

Na visão do deputado Baleia Rossi, o partido tem um grande compromisso pela frente: “Não votar nenhum projeto antes de debater com o PMDB Sindical”. “As lutas que tivemos até hoje não podem ser colocadas em risco”, avaliou.

Propostas em defesa do Brasil

Francisco Moura disse que a Moção aprovada representa a história do PMDB e completou dizendo que o movimento sindical precisa fazer a diferença no partido. “Queremos o PMDB do lado do trabalhador, do povo, do desenvolvimento. E é para isso que nós estamos aqui. O PMDB sindical terá outro papel importante a partir de agora”, ressaltou.

Entre as propostas do documento estão:

  1. SIM a uma política de formalização do mercado de trabalho, modernização do sistema previdenciário para combater a sonegação e NÃO à reforma da Previdência;
  2. SIM à manutenção da legislação aprovada pelo PMDB, que estabelece a Petrobrás como operadora única do Pré-sal e destina os recursos do petróleo à Educação e NÃO ao projeto de entrega do petróleo brasileiro, prometido pelo senador José Serra às empresas norte-americanas;
  3. SIM à ampliação do Conselho Monetário Nacional para contemplar o setor produtivo e NÃO ao domínio dos bancos sobre a política econômica do Estado;
  4. SIM à valorização do Parlamento Brasileiro e às leis básicas que regram as relações entre o capital e trabalho e NÃO ao acordado sobre o legislado;
  5. SIM ao fortalecimento do Estado Brasileiro, à renegociação da dívida dos Estados e municípios e NÃO à privatização das empresas públicas;
  6. SIM à auditoria da dívida pública brasileira, NÃO ao veto presidencial nº 03/2016.

Antonio Neto encerrou o Encontro Nacional do PMDB Sindical afirmando que o período de lutas e trabalho da Comissão está apenas começando. “Nós vamos organizar o movimento sindical dentro de um partido plural. Precisamos trazer mais dirigentes sindicais para o PMDB e fazê-los participar da vida política dos municípios. Temos compromisso com a democracia e com o País”, concluiu.

Participaram também do evento os deputados Mauro Pereira (RS), Osmar Serraglio (PR), Manoel Moreira, Osmar Terra (RS), Valdir Colatto (SC), Edinho Bez (SC), Newton Cardoso Júnior, os deputados estaduais por São Paulo Jorge Caruso e Vanessa Damo, Ademir Bento, o ex-governador de São Paulo Luiz Antonio Fleury Filho, vereadores e outras personalidades.

Clique aqui para ler a Moção do Movimento Sindical Peemedebista

Para acessar o documento de nomeação da Comissão Diretora do PMDB Sindical Nacional, clique aqui

Veja abaixo a galeria de fotos do Encontro Nacional do PMDB Sindical:

Compartilhe

Comentar