ENCONTRO NACIONAL DOS MOVIMENTADORES DE MERCADORIAS COMEÇA CENTRADO NA FORÇA DOS TRABALHADORES

Encontro Nacional dos Movimentadores de Mercadorias começa centrado na força dos trabalhadores

Evento acontece nos dias 21 e 22 em São Paulo e dará voz à categoria na discussão das pautas essenciais

Teve início, na manhã desta segunda-feira (21), o Encontro Nacional dos Movimentadores de Mercadorias da CSB. Com o objetivo de debater questões fundamentais da lei que regulamenta a profissão (Lei 12.023/2009), bem como das atividades de movimentação e as condições dos trabalhadores avulsos da categoria, o evento acontece nos dias 21 e 22 e tem transmissão ao vivo pelo site da CSB. Clique aqui para acompanhar.

3

Na abertura do Encontro, Alfredo Ferreira de Souza, vice-presidente da CSB e presidente da Federação dos Movimentadores de São Paulo (Fetramesp), afirmou que as entidades de representação da categoria tiveram papel importante no atual momento de instabilidade econômica.

“Uma categoria que, no meio da crise, as entidades sindicais dos movimentadores de mercadorias conseguiram tirar da informalidade 23 mil trabalhadores, além de 7 mil moradores de rua, para ele ser reconhecido como ser humano normal”, destacou.

Na mesma toada, Sandro Jadir enfatizou a agenda positiva do Encontro. “É um momento de unidade e atenção às 42leis. Temos uma linha tênue de interpretação da nossa categoria. As divergências de interpretações precisam ser resolvidas”, defendeu o vice-presidente da CSB e diretor da Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Goiás, Bahia e Tocantins.

Alvaro Egea, secretário-geral da CSB, saudou os representantes dos sindicatos e federações de todo o Brasil que estão presentes ao evento. “Estamos muito felizes com a realização do Encontro porque esta é aspiração antiga da8 categoria”, disse.

Egea fez um panorama sobre a realidade política e econômica do País, o que, segundo ele, torna eventos como este dos movimentadores ferramenta essencial para a luta dos trabalhadores.

“Sabemos a importância estratégica da categoria e também a importância de uma Justiça do Trabalho atuante. A Justiça do Trabalho desempenha um papel fundamental no Estado de direito. Tem papel de fazer cumprir a lei e a justiça social, aparato de equilíbrio numa sociedade desigual e de capitalismo avassalador”, completou o secretário-geral da Central.

Nestes dois dias, o evento também debaterá questões como a legislação trabalhista, o acordado sobre o legislado e a Previdência Social. Palestras serão ministradas por desembargadores, procuradores do Ministério Público do Trabalho e representantes dos tribunais regionais do trabalho.

Importância do debate

Os dirigentes que compuseram a mesa de abertura do evento evidenciaram a necessidade de se discutir as questões próprias de uma categoria diferenciada como a dos movimentadores.

“Somos trabalhadores que têm dificuldades no dia a dia, é a categoria que mais tem embate. Somos os sindicatos 6mais atacados dentro do sindicalismo brasileiro. Por isso, agradeço à CSB pelo apoio ao evento”, salientou Teovaldo José Aparecido, presidente da Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Minas Gerais (FETRAMOV/MG) e secretário dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias da CSB.

Antonio Luiz Roma Machado destacou a importância da troca de experiências. “Cada conquista que a categoria tem nós copiamos e vibramos. Cada um de nós torce para que se repita em todo o Brasil. Este é o momento de ‘olhar nos olhos’, de trocar a energia que a gente sente no aperto de mão e no abraço de cada irmão. Agradecimento ao Antonio Neto por acolher a categoria”, pontuou o presidente da Federação dos Trabalhadores da Movimentação de Mercadorias, Auxiliares de Administração de Armazéns Gerais, Comércio Armazenador e Movimentação de Mercadorias em Geral do Estado do Rio Grande do Sul (FETRAMMERGS) e secretário da Cultura da Central.

Participaram também da abertura do evento Oneide de Paula, vice-presidente da CSB e presidente da Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de Santa Catarina (FETRAMMMASC), que ressaltou a importância da ampliação do conhecimento que o Encontro proporcionará; Ruy Agda Novaes, secretário-geral da Feintramag, para quem os debates serão fundamentais para levar às bases as pautas do evento; Sergio Monis, vice-presidente da Fetramesp e membro da Direção Nacional da CSB; Marconi Matareli Câmpara, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Contagem, Betim e Região (Sintramov) e integrante da Direção Nacional da Central; Tomaz Luiz Vieira Neto, secretário da FETRAMMMASC; Oswaldo Sena, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Maringá (PR), e Maria Aparecida Feliciani, 1ª secretária da CSB e presidente do SEAAC Jundiaí.

Confira a galeria de imagens do Encontro Nacional dos Movimentadores de Mercadorias .

Acompanhe a cobertura do Encontro dos Movimentadores de Mercadorias no site da Central.