FESERP-MG, CSB E SINTRASP PROMOVEM DISCUSSÃO SOBRE OS RUMOS DO SINDICALISMO

FESERP-MG, CSB e SINTRASP promovem discussão sobre os rumos do sindicalismo

A FESERP-MG, a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Uberlândia (SINTRASP) promoveram, nesta terça-feira (11 de dezembro), uma profunda discussão sobre o estágio atual dos sindicatos.

O Seminário, “Um Ano de Reforma Trabalhista e os Rumos do Sindicalismo”, contou com duas palestras: “A Reforma Trabalhista e os desafios dos sindicatos – extinção do custeio e as novas formas de sustentabilidade” (por Augusta de Raeffray Barbosa Gherardi – advogada e mestre em Direito Sindical) e “Perspectivas e ações do movimento sindical e análise da conjuntura política atual (a cargo de Antonio Fernandes dos Santos Neto).

Participaram do Seminário representantes dos sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Campina Verde, Canápolis, Juiz de Fora (SINSERPU e SINAGUA), Matias Barbosa, Santa Vitória, São Sebastião do Paraíso, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia – todos filiados à FESERP-MG -, Araxá, Ituiutaba e Prata. Também marcaram presença membros dos sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada de Minas Ferais, dos Trabalhadores da Construção Pesada do Estado de Goiás e da Federação das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos de Goiás, além de Antonieta “Tieta” de Cássia Dorleto de Faria (do Sindicato dos Servidores do IPSEMG) e Claudionor Soares (da Associação dos Delegados de Polícia – ADEPOL – do Amapá).

Na abertura do evento, o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, deu o tom: “A melhor maneira de ver a nova realidade é essa: estudando, debatendo, trocando experiências e criando formas de resistência”.

Fonte: Feserp-MG