MANIFESTANTES BLOQUEIAM RODOVIAS NO LESTE DE MINAS

Manifestantes bloqueiam rodovias no Leste de Minas

Rs-259, 116 e 381 foram interditadas, mas a maior parte dos trechos já foi liberada; protesto afetou também transporte coletivo em Timóteo, Fabriciano Ipatinga e Valadares

Em Teófilo Otoni, aproximadamente 20 grupos, entre sindicatos e movimentos sociais, realizam protesto pelas ruas da cidade. Segundo os organizadores, cerca de cinco mil pessoas se reuniram na Praça Tiradentes às 09h, e saíram em passeata pelas ruas do Centro protestando contra a reforma da Previdência e a reforma trabalhista. A Polícia Militar estimou que cerca de três mil pessoas participam da manifestação. O ato terminou por volta das 13h.

Em Governador Valadares, representantes de sindicatos e movimentos sociais percorrem várias ruas do Centro da cidade. O ato começou por volta das 9h30 e a organização informou que cerca de 9 mil pessoas participam; a PM não divulgou números. Por conta do protesto, alguns comerciantes fecharam as portas. A agência do Banco do Brasil na Avenida Minas Gerais também não está funcionando. Os protestos foram encerrados às 14h30.

Manifestantes protestam em Governador Valadares (Foto: Umberto Lemos/Arquivo Pessoal)

Em Resplendor, manifestantes também protestaram contra a reforma trabalhista e da previdência no Centro da cidade. A ação foi realizada pelo Sind-UTE e Sindicato dos Servidores Municipais e reuniu cerca de 150 pessoas, segundo os organizadores. A polícia não divulgou números. O protesto começou às 9h30 e durou duas horas.

Em Aimóres, os trabalhadores percorreram ruas da cidade com cartazes e em seguida, se concentraram na Praça do Relógio. A organização informou que cerca de 300 pessoas participam do protesto; a polícia não divulgou números. O protesto começou às 9h e durou três horas.

Os manifestantes também concentraram nesta tarde em uma praça do Bairro iguaçu, em Ipatinga. segundo a organização, o movimento contou com aproximadamente mil pessoas. De acordo com a polícia militar, foram 400. O ato contou com integrantes do movimento sindical, do MST, estudantes e integrantes de movimentos sociais. Todos eles são contra as reformas da previdência e trabalhista. Um trecho da BR 458 chegou a ficar interditado, más o trânsito já foi liberado.

Serviços afetados

Em Timóteo e Coronel Fabriciano, o transporte coletivo chegou a ser suspenso, mas voltou, parcialmente, às 13h. Em Ipatinga funcionou após às 9h, mas apenas com 30% da frota. Já o transporte coletivo Metropolitano, que interliga as cidade de Timóteo, Fabriciano, Santana do Paraiso e Ipatinga, operou com frota reduzida, mas voltou a funcionar por volta das 13 horas.

Já em Governador Valadares, o transporte público funciona em frota reduzida, com horário de final de semana.

Ainda em Valadares, as aulas da rede municipal foram suspensas pela Prefeitura. A rede estadual de ensino e particular também aderiram ao movimento.