PELA IMPLEMENTAÇÃO DE TAXÍMETRO EM SERVIÇOS DE MOTOTÁXI, CSB PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM FORTALEZA

Pela implementação de taxímetro em serviços de mototáxi, CSB participa de audiência pública em Fortaleza

Segundo presidente da Seccional Ceará, aparelho trará benefícios para usuários e trabalhadores

Por meio do seu presidente, Francisco Moura, a Seccional Ceará da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) participou na última segunda-feira (25), na Câmara Municipal da cidade de Fortaleza (CE), de audiência pública para discutir sobre a implementação do taxímetro em serviços de mototáxi, na capital cearense.

Para Francisco Moura, o debate proposto pelo vereador Marcelo Lemos (PSL) trará benefícios para os usuários do serviço e para os trabalhadores.

“Hoje a cobrança acontece no grito, há um desgaste entre as duas partes, pois precisam negociar um valor. O motocímetro vem para acabar com esse desgaste, vem para que tenhamos uma tarifa justa elaborada pela prefeitura, semelhante ao táxi. A população vai ter a certeza de que está fazendo o uso de um serviço regulamentado pelo Estado e com um equipamento aferido pelo IPEM. Vai acabar o stress da corrida ser cobrada de acordo com a ocasião e com a cara do cliente. O motocímetro vai trazer uma relação mais ética e mais profissional entre as duas partes”, disse Moura.

O planejamento acerca da proposta de instalação dos aparelhos é feito pela Prefeitura Municipal.

O motocímetro, que está previsto pelo Lei nº 8.004/97, já foi homologado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A Empresa de Transportes Urbano de Fortaleza (Etufor) está finalizando estudos para implantação dos aparelhos. Está sendo feita análises da cobrança pelo equipamento com valores atualizados, levando em consideração o valor do combustível, a mão de obra do mototaxista, a depreciação das motos e o pró-labore dos trabalhadores.

“Esses estudos estão sendo realizados para se chegar a um denominador comum de uma tarifa justa, tanto para o mototaxista como para o usuário”, disse o presidente da Seccional da CSB Ceará, que ainda informou que já existem aparelhos em teste na cidade.

Além de mototaxistas, participaram da audiência pública, vereadores, representantes da categoria, da Etufor e o superintendente adjunto do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM).