POR CONDIÇÕES DE TRABALHO DIGNAS, RURAIS DE ITAITINGA OCUPAM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO DO CEARÁ

Por condições de trabalho dignas, rurais de Itaitinga ocupam Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará

Categoria exige cumprimento do compromisso firmado com governador para a cessão de terras estaduais às atividades dos trabalhadores

Cerca de 150 trabalhadores rurais da cidade de Itaitinga, região da grande Fortaleza, ocuparam, na manhã desta quarta-feira (30), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado do Ceará, na capital do estado, pelo cumprimento da promessa do governador Camilo Santana ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Itaitinga (STTR) na concessão de uso das terras localizadas na bacia hidrográfica do açude do Riachão-Gavião.

Durante reunião, que aconteceu em 19 de julho, o chefe do executivo se comprometeu com a causa dos trabalhadores, mas até agora não deu andamento no processo de licença para o uso das terras, que atualmente são usadas por mais de 500 famílias no desenvolvimento da agricultura.

Segundo o presidente do sindicato, Antônio Veranilson, a ocupação aconteceu para pressionar o governo nessa reivindicação antiga da categoria. “Ele se comprometeu a dar a concessão de uso em pouco tempo, e já faz 40 dias e não marcaram nada com a gente. Fizemos a ocupação para pressionar o governo a marcar essa audiência”, falou Veranilson, que garante que outros atos irão acontecer.

“Nós desocupamos e ainda não foi marcado nada, demos o prazo de até sexta-feira (1) para que essa audiência seja marcada. Se isso não acontecer, voltaremos a ocupar a secretária na próxima semana e com mais trabalhadores e com mais força para pressionar o governo”, completou.

O ato contou com o apoio da Seccional Ceará da CSB. Para Veranilson,a ajuda é fundamental para a categoria. “O apoio em forma de presença e na logística do ato é de fundamental importância. Ficaria muito difícil para gente se não pudéssemos contar com a ajuda da Central”, finalizou o presidente do sindicato.

Presidente da Seccional Ceará, Francisco Moura, esteve presente durante o ato e garantiu que a Central estará ao lado dos trabalhadores rurais. “Os trabalhadores perderam a paciência, a CSB acha justa a reivindicação e estaremos juntos com eles sempre nessa luta, exigindo que o governador cumpra com a palavra dele. Os trabalhadores rurais terão nosso apoio total na luta pela terra, na luta pela defesa do Brasil e pelo homem do campo”, declarou Moura, que também é vice-presidente da CSB.