POR REGULAMENTAÇÃO DE APLICATIVOS, TAXISTAS PROTESTAM EM FORTALEZA (CE)

Por regulamentação de aplicativos, taxistas protestam em Fortaleza (CE)

Mais de 300 taxistas participarem da carreata que saiu do estádio do Castelão e foi até a Câmara dos Vereadores

Um grupo de aproximadamente 300 taxistas realizou na manhã desta quarta-feira (2) um grande protesto pelas ruas de Fortaleza (CE). No ato, que foi organizado pelo Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi-CE) e pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), os taxistas pediram mais agilidade na aprovação do Projeto de Lei que regulamenta os aplicativos de transporte individual na capital cearense, além de melhorias para o sistema de táxi local.

Com início no estádio do Castelão, a carreata dos taxistas terminou em frente ao prédio da Câmara dos Vereadores, onde foram recebidos pelo presidente em exercício da Casa, Adail Júnior (PDT).

Segundo o diretor do Sindicato e presidente da Seccional Ceará da CSB, Francisco Moura, durante a reunião foi entregue uma proposta de emenda para o PL, e o  parlamentar prometeu entregá-la para o projeto de regulamentação.

“Apresentamos a pauta de reivindicação e mostramos a importância de medidas fortes para que esse serviço seja regulamentado de maneira responsável. O vereador Adail se comprometeu a encaminhar nossas emendas para o projeto”, explicou Moura, afirmando que os taxistas não lutam contra os trabalhadores dos aplicativos.

“Queremos que os aplicativos contribuam com o transporte de passageiros em Fortaleza. Esta regulamentação garante a segurança desses trabalhadores e também da população. Queremos uma regulamentação segura, não somente no nome”, complementou o dirigente.

O presidente do Sinditaxi-CE, Vicente de Paula, cobrou comprometimento por parte dos vereadores.

“Nosso trabalho na Câmara é questionar os vereadores pela demora na aprovação do projeto. Não queremos que ele vá para a gaveta”, desabafou o dirigente sindical.

Emendas sugeridas pelos taxistas:

– Certidões negativas de vínculo empregatício nos âmbitos municipal, estadual e federal;

– Idade máxima de 5 anos do veículo para operar no sistema;

– Veículos dotados com porta-malas de, no mínimo, 400 litros ou carro com 7 lugares, 4 portas, ABS, ar-condicionado, air bag frontal;

– Prazo para apresentar o veículo com todas as características: até 6 meses;

– Exigir um percentual mínimo para carros acessíveis a deficientes e pessoas com mobilidade reduzida;

– Destinar, para a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), um percentual mínimo de 0,5% de viaturas para fiscalizar os táxis e carros de aplicativos, levando em consideração a frota de veículos;

– Somente motoristas cadastrados junto à Prefeitura de Fortaleza poderão iniciar as viagens dentro do município (cerca eletrônica);

– Os veículos deverão ser obrigatoriamente licenciados no estado do Ceará.