SECCIONAL MINAS GERAIS DA CSB CONCLAMA BASE PARA ATOS DO DIA DO TRABALHADOR

Seccional Minas Gerais da CSB conclama base para atos do Dia do Trabalhador

Entidades devem se reunir em várias cidades do estado no 1º de maio

Para enfrentar as dificuldades impostas pela reforma trabalhista, que entrou em vigor no final de 2017, a Seccional Minas Gerais da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) conclama seus sindicatos filiados para atos públicos e protestos em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador, que acontece em todo estado mineiro, na próxima terça-feira (1).

Segundo o presidente da Seccional, Cosme Nogueira, a data em 2018 traz à tona causas imprescindíveis para a classe operária.

“Este primeiro de maio será especial em todos os sentidos, seja por conta da reforma trabalhista, que retirou direitos dos trabalhadores, seja por conta do visível empobrecimento da classe trabalhadora após o golpe, pois é um governo que coloca na pauta os interesses dos patronais, ou seja, porque estamos em um ano de eleições e é importante que o 1º de maio conscientize o trabalhador a votar em trabalhador, porque não podemos mais ter um Congresso Nacional elitizado e corporativo aos interesses dos mais poderosos”, explicou Nogueira.

O dirigente, que também é presidente da Federação Estadual Única e Democrática dos Sindicatos de Servidores, Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações Públicas e Autarquias de Minas Gerais. (Feserp-MG), acredita que as entidades sindicais devem tomar a frente e levar para as ruas o verdadeiro sentido da data.

“Algumas pessoas entendem que a data é um simples feriado onde você aproveita o dia para um descanso, e na verdade o 1º de Maio é um dia simbolizado pela luta, por protesto, para os trabalhadores poderem ir a público manifestar o seu descontentamento diante essas políticas contrárias aos interesses dos trabalhadores. É muito importante os sindicatos puxarem a luta e estarem no verdadeiro sentido da data. Um trem nunca corre na linha sem fazer barulho, e os sindicatos devem fazer a mesma coisa”, falou o também secretário de Formação Sindical, que participará de atos na cidade de São Sebastião do Paraíso, a 400 km de Belo Horizonte.

Além dela, as cidades de Juiz de Fora e Teófilo Otoni também terão a participação dos sindicatos da base da CSB.

Cosme Nogueira orienta os sindicatos a fazerem atos em suas cidades, únicos ou em conjunto com outras entidades.

“Os demais sindicatos devem promover atos em suas cidades, podem ser atos regionais ou municipais, mas é importante que todas as entidades coloquem a luta nas ruas, e essa é nossa orientação. O 1º de Maio é uma grande oportunidade para mostrar nossa força, e cada sindicato deve organizar em sua cidade um ato público”, finalizou o presidente da CSB MG.