SINDODONTO/PB PROTESTA DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALPB

AtjGt8JJy997biy6eig8fpGaYTjBWTVgACBMfMORvTE-

Cirurgiões-dentistas exigem salários compatíveis com as atividades exercidas pelos profissionais

Em defesa da criação de um piso salarial nacional para os odontologistas do Sistema Único de Saúde (SUS), cirurgiões-dentistas realizaram protesto, dia 07/04, durante audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Liderada pelo Sindicato dos Odontologistas no Estado (Sindodonto/PB), a manifestação reuniu representações de cada um dos 223 municípios para reivindicar cumprimento da Constituição Federal.

Com os cartazes “Queremos audiência urgente!” e “Sindodonto/PB repudia os baixos salários pagos aos cirurgiões-dentistas”, os servidores exigiram respeito ao Inciso V, do Art. 7º da Constituição. De acordo com o documento, é direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social um “piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho”.

“Na mobilização, nós trabalhamos em duas frentes: uma pedindo acesso à saúde bucal para a sociedade brasileira e outra para que a categoria receba um salário compatível com a complexidade da atividade exercida, porque eles exercem as mesmas funções que um médico – aplicam anestesia, receitam medicamentos, realizam cirurgias e dão atestado”, destaca a vice-presidente da CSB e presidente do Sindicato, Joana Batista Oliveira Lopes.

Representando mais de 66 mil servidores do SUS no Brasil e 5,6 mil na Paraíba, a também presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) levantou a bandeira a respeito da melhoria nas condições de trabalho dos servidores e repudiou a abertura de concursos públicos que pretendem pagar apenas 7,5% do piso de R$ 12 mil reivindicado pela categoria.

As0e4bHktQlwzBltTBZ_dqRGZ9VZSsB5GiEZPu59Clrg“Tem dentista pagando para trabalhar. Os concursos públicos estão pagando R$ 900 para os profissionais. Nós estamos na batalha pela aprovação do piso da categoria, mas desde 2008 que a Federação luta para que esse piso seja aprovado. Estamos aqui pedindo ajuda porque queremos que a Constituição seja cumprida, com piso salarial proporcional à extensão do trabalho”, discursou.

Presente na audiência, o deputado Ricardo Barbosa (PSB), presidente da Comissão de Saúde da ALPB, se comprometeu a montar uma força-tarefa junto a todas as assembleias estaduais e buscar apoio nos entes federados para levar a reivindicação da categoria ao Poder Executivo Federal. De acordo com informações da Assembleia Legislativa da Paraíba, o parlamentar reconhece a situação dos dentistas e defende políticas públicas para os trabalhadores. “Os cirurgiões lutam por justa remuneração, por conta dos baixos salários pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelos planos de saúde”, disse na audiência.

Apesar das promessas da administração pública do estado, Joana Batista Oliveira Lopes garante que a categoria não parará com as manifestações até que se encontre uma solução justa ao trabalhador. “Nós vamos intensificar nossas ações com protestos nas ruas, assembleias, câmaras e nas portas das secretarias dos municípios”, assegura.

Na próxima quinta-feira (05/05), os servidores se concentrarão em frente à Secretaria de Saúde de João Pessoa, às 10h30, para uma nova mobilização. Segundo a dirigente, não foi deflagrada uma greve até o momento para preservar a população já carente de um serviço de saúde bucal digno.

Homenagem

No cinquentenário do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO/DF), a vice-presidente da CSB e presidente do Sindodonto/PB e da FNO será homenageada em solenidade. O evento acontecerá, dia 16 de agosto de 2016, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Auditório Planalto. Em respeito ao trabalho desenvolvido pela dirigente no movimento sindical, a CSB parabeniza Joana Lopes e reitera seu total apoio a todos os odontologistas brasileiros.