TAXISTAS DE FORTALEZA PEDEM PRESSA NA APROVAÇÃO DE PROJETO QUE AUMENTA VALOR DA MULTA PARA TRANSPORTE CLANDESTINO

Taxistas de Fortaleza pedem pressa na aprovação de projeto que aumenta valor da multa para transporte clandestino

Ato na Câmara dos Vereadores reúne mais de 300 trabalhadores. Projeto prevê multa de R$6 mil

Os aproximadamente 300 taxistas da cidade de Fortaleza (CE), que estiveram na manhã da última quarta-feira (30) na Câmara de Vereadores da cidade, voltaram ao trabalho esperançosos de que o Projeto de Lei que aumenta o valor da multa para quem for flagrado fazendo transporte clandestino seja votado ainda no ano de 2016. Atualmente em R$711, a multa passaria a R$ 6 mil. Os taxistas foram recebidos por uma comissão de vereadores, que irão analisar o pedido da categoria juntamente com o prefeito da capital cearense, Roberto Cláudio (PDT).

O Projeto, além de estipular um alto valor de multa, proíbe que os aplicativos coloquem em suas plataformas carros particulares para fazer o serviço de transporte individual de passageiros. “Esse projeto é muito parecido com o PL 5587/16, que está tramitando na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ele diz que o transporte pessoal de passageiros através de aplicativo só pode ser feito através de táxi regulamentado, nada de carro particular”, disse o diretor do SINDITAXI/CE e vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiro (CSB), Francisco Moura.

Ainda segundo Moura, o presidente da Casa, Salmito Filho (PDT), prometeu que até o dia 15 de dezembro irá se reunir com o prefeito, líderes do sindicato e com o autor do Projeto, o vereador Eulógio Neto (PDT) para marcar a data da votação do projeto.

“Ele [Salmito Filho] se comprometeu a fazer isso ainda nesse ano, antes do recesso parlamentar. O prefeito tem dado declarações fortes a favor dos taxistas. Ele prometeu que não aceitaria regulamentar o UBER nas condições de hoje, que é feito com carro particular. Por isso, acreditamos que ele irá cumprir a promessa”, completou Moura.

Em Maracanaú, 30km de Fortaleza, foi aprovado, no mês de maio, um projeto similar que estipulou o aumento da multa para R$ 2.850. Segundo Moura, a ação ajudou os taxistas locais. “Com esse projeto, constatamos uma grande diminuição no número de clandestinos rodando pelas ruas do município de Maracanaú”, falou.

Além de colocar em risco a vida da população, o transporte coletivo tem causado grandes prejuízos à categoria dos taxistas. O SINDITAXI acredita que a queda no rendimento dos profissionais chegou a 50%. Além disso, há muitos taxistas com parcelas de carros atrasadas e outros tipos de problemas financeiros.

“Nós alertamos a população quase diariamente que o risco é muito grande em pegar um carro que não seja táxi, pois esse veículo não têm cadastro na Prefeitura e os motoristas não têm qualificações exigidas pelos órgãos para exercer a função. Então, a população ao entrar em um carro desse está totalmente desprotegida. Caso venha acontecer alguma coisa, não tem a quem reclamar”, completou Moura, que informou que o sindicato disponibiliza um aplicativo de chamada de táxi, que dá um desconto de 30% no valor da corrida.